Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchröeder, Christine da Silvapt_BR
dc.contributor.authorSartori, Guilherme Kautzmannpt_BR
dc.date.accessioned2020-11-19T04:15:28Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/215176pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo envolveu a realização de uma pesquisa com o intuito de identificar, na percepção de trabalhadores em organizações de diversos portes e setores, possíveis implicações do uso de ferramentas e metodologias de e-learning no contexto destas mesmas organizações. Com este objetivo, foi aplicado um questionário quali-quantitativo, elaborado a partir do referencial teórico e dos objetivos do estudo, contendo 29 questões fechadas obrigatórias e uma questão aberta opcional, instrumento este preenchido por exatos 300 (trezentos) respondentes do Estado do Rio Grande do Sul, em sua maioria da região metropolitana de Porto Alegre (RS), em que todos preencheram as questões obrigatórias e 34 (trinta e quatro) responderam a questão aberta opcional. Os principais resultados apontam a existência de potencialidades relativas no que se refere a percepção sobre impactos em termos de comportamento e resultados no trabalho, bem como implicações geralmente positivas do e-learning em termos de custo, sustentabilidade e flexibilidade, destacando-se que, em muitos casos, a adoção de uma modalidade híbrida entre o e-learning e o presencial (blended learning) é uma alternativa eficiente aos modelos “somente presencial” e “somente e-learning.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to identify, in the perception of workers in various organizations, possible implications of the use of e-learning tools and methodologies in the context of these same organizations. For this purpose, a qualitative and quantitative questionnaire was elaborated from the theoretical reference and the objectives of the study, containing 29 obligatory closed questions and one optional open question. The questionnaire was answered by 300 workers in Rio Grande do Sul, Brazil, mostly in the metropolitan region of Porto Alegre (RS), where all 300 answered the mandatory questions and 34 answered the optional open question. The main results point to the existence of relative potentialities regarding the perception of impacts in terms of behavior and results at work, as well as generally positive implications of e-learning in terms of cost, sustainability and flexibility. In many cases, adopting a hybrid modality between e-learning and blended learning is an efficient alternative to the “face to face” and “e-learning only” models.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação corporativapt_BR
dc.subjectE-learningen
dc.subjectTreinamento de pessoalpt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.titleImplicações do uso de ferramentas e metodologias de e-learning na percepção de trabalhadorespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001119222pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019/2pt_BR
dc.degree.graduationAdministraçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples