O Homem cordial no varejo brasileiro
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho é um esforço para identificar a manifestação do tipo ideal Weberiano do Homem Cordial desenvolvido por Sérgio Buarque de Holanda no clássico Raízes do Brasil. Para tanto, primeiramente foi apresentado uma introdução ao conceito de cultura; adotando a perspectiva simbólica de análise desse conceito antropológico. Feito isso, foi estabelecida a relação entre cultura e organizações, procurando entender de que maneira a cultura está presente e como se manifesta dentro das organi ...
O presente trabalho é um esforço para identificar a manifestação do tipo ideal Weberiano do Homem Cordial desenvolvido por Sérgio Buarque de Holanda no clássico Raízes do Brasil. Para tanto, primeiramente foi apresentado uma introdução ao conceito de cultura; adotando a perspectiva simbólica de análise desse conceito antropológico. Feito isso, foi estabelecida a relação entre cultura e organizações, procurando entender de que maneira a cultura está presente e como se manifesta dentro das organizações contemporâneas. Visando analisar a cultura organizacional, foi escolhida a empresa varejista brasileira como campo de trabalho e uma linha de pesquisa que explora a influência da cultura brasileira na cultura organizacional, conferindo grande relevância ao fator local para interpretar a cultura organizacional. Para ajudar a pensar a cultura brasileira foi escolhido um dos autores clássicos do pensamento social brasileiro – Sérgio Buarque de Holanda – e seu tipo ideal intitulado Homem Cordial que aparece na obra Raízes do Brasil. De posse desse conceito, foram levantadas suas principais características, dentre as quais podemos citar a aversão ao ritualismo, o patrimonialismo e o forte cunho emotivo com o qual o homem cordial se comporta. Feito isso, procurou-se encontrar a manifestação do homem cordial dentro da empresa varejista contemporânea através da análise das obras mais vendidas do ramo de vendas no site amazon.com e de entrevistas realizadas com vendedores de alguns ramos do varejo. O resultado obtido foi a constatação de algumas de suas características – aversão o ritualismo, ação motivada pela emoção... – e a ausência de outros – patrimonialismo e uso de diminutivos. ...
Abstract
The present work is an efford to identify the manifestation – as worked by Weber - of the Cordial Men ideal type developed by Sérgio Buarque de Holanda in the classic Raízes do Brasil. Therefore, first an introduction to the concept of culture was presented; adopting the symbolic perspective of analysis of this anthropological concept. Done that, the relationship between culture and organizations was established, seeking to understand how culture is present and how it manifests itself within co ...
The present work is an efford to identify the manifestation – as worked by Weber - of the Cordial Men ideal type developed by Sérgio Buarque de Holanda in the classic Raízes do Brasil. Therefore, first an introduction to the concept of culture was presented; adopting the symbolic perspective of analysis of this anthropological concept. Done that, the relationship between culture and organizations was established, seeking to understand how culture is present and how it manifests itself within contemporary organizations. In order to analyze the organizational culture, the Brazilian retail company was chosen as a field of work and a line of research that explores the influence of Brazilian culture on the organizational culture, giving great importance to the local factor to interpret the organizational culture. To help think about Brazilian culture, one of the classic authors of Brazilian social thought - Sérgio Buarque de Holanda - was chosen, and his ideal type was called Cordial Man who appears in Raízes do Brasil. With this concept, its main characteristics were raised, among which we can mention the aversion to ritualism, patrimonialism and the strong emotional nature with which the cordial man behaves. Done that, we sought to find the manifestation of the cordial man within the contemporary retail company by analyzing the bestselling works in the amazon.com website and interviews with sellers from some retail branches [PA1]. The result obtained was the realization of some of its characteristics - aversion to ritualism, action motivated by emotion ... - and the absence of others - patrimonialism and use of diminutives. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License