Inclusão financeira : influência dos serviços financeiros das fintechs
View/ Open
Date
2019Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O cenário recente de crescimento das fintechs, financeiras com uso intensivo de tecnologia, tem criado condições para aumentar a inserção da população excluída do sistema financeiro. Este trabalho busca verificar se há elementos nos serviços das fintechs que possam contribuir na inclusão financeira para não clientes do sistema financeiro. Para alcançar os objetivos propostos, foi escolhido como metodologia a avaliação da inclusão financeira através de três dimensões: acesso, uso e qualidade dos ...
O cenário recente de crescimento das fintechs, financeiras com uso intensivo de tecnologia, tem criado condições para aumentar a inserção da população excluída do sistema financeiro. Este trabalho busca verificar se há elementos nos serviços das fintechs que possam contribuir na inclusão financeira para não clientes do sistema financeiro. Para alcançar os objetivos propostos, foi escolhido como metodologia a avaliação da inclusão financeira através de três dimensões: acesso, uso e qualidade dos serviços financeiros. Através de uma pesquisa documental e bibliográfica, a análise também buscou enriquecer o estudo comparando os dados disponíveis dos serviços financeiros das fintechs e dos bancos. Ao fim do estudo, conclui-se que as fintechs tem se desenvolvido e aumentado o seu potencial para atender aos requisitos de inserir a população excluída ao sistema financeiro, ancoradas principalmente nas tarifas de seus serviços, na desburocratização dos processos e na qualidade do atendimento ao cliente. ...
Abstract
The recent growth scenario of fintechs - finance companies which rely heavily on technology - has increasingly enabled the participation of the population excluded from the financial system. This paper seeks to verify the existence of elements in the fintech services which may contribute to the inclusion of financial system's non-clients. To achieve the proposed goals, the methodology chosen was the evaluation of financial inclusion via three distinct dimensions: access, use and financial servi ...
The recent growth scenario of fintechs - finance companies which rely heavily on technology - has increasingly enabled the participation of the population excluded from the financial system. This paper seeks to verify the existence of elements in the fintech services which may contribute to the inclusion of financial system's non-clients. To achieve the proposed goals, the methodology chosen was the evaluation of financial inclusion via three distinct dimensions: access, use and financial services quality. Utilizing document and bibliographic research, the analysis also provides an enrichment to the study by comparing fintechs and banks available financial services data. At the end of the study it was possible to conclude that the fintechs have developed and increased their potential to fulfil the requirements of inserting the population excluded from the financial system, mainly due to their services fees, the dismantling of processes bureaucracy and customer service quality. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License