Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAlbuquerque, Paulo Peixoto dept_BR
dc.date.accessioned2020-11-14T04:23:28Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2525-507Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/215051pt_BR
dc.description.abstractO artigo discute o tema da educação e ensino na saúde no contexto da crise sanitária causada pela COVID-19, incorporando os conceitos de reconhecimento e autonomia, visto que a realidade dos espaços societários na qual se desenvolvem os projetos educativos implica em se ter presente não só os conceitos de ‘atores sociais’, ‘relações sociais’, mas de ‘complexidade’ – conceito-chave – que redefine os parâmetros de entendimento destes conceitos e do próprio espaço societário. Para o autor, as ações político-pedagógicas das propostas de educação popular na saúde se inscrevem como educação cidadã, porque o processo de construção de conhecimento e socialização de saberes se dá na concretização de espaços de mediação social e de explicitação de conhecimentos diferenciados voltados para a promoção de um bem público que não exclua ou seja privatizado.pt_BR
dc.description.abstractThe article discusses the theme of health education and teaching in the context of the health crisis caused by COVID-19, incorporating the concepts of recognition and autonomy, since the reality of the societal spaces in which educational projects are developed implies being present only the concepts of 'social actors', 'social relations', but of 'complexity'. It is a key concept that redefines the parameters of understanding these concepts and own societal place. To the author, the political and pedagogical actions of popular health educational proposals in health are enrolled as citizen education, because the process of knowledge construction need a better clarification of differentiated knowledge aimed at promoting a public good that does not exclude or be deprived.en
dc.description.abstractEl artículo discute el tema de la educación y la enseñanza de la salud en el contexto de la crisis de salud causada por COVID-19, incorporando los conceptos de reconocimiento y autonomía, ya que la realidad de los espacios sociales en los que se desarrollan los proyectos educativos implica tener en cuenta no solo los conceptos de 'actores sociales', 'relaciones sociales', pero de 'complejidad', un concepto clave, que redefine los parámetros para comprender estos conceptos y del espacio corporativo mismo. Para el autor, las acciones político-pedagógicas de las propuestas de educación popular en salud se inscriben como educación ciudadana, porque el proceso de construcción de conocimiento y socialización del conocimiento se lleva a cabo en la realización de espacios para la mediación social y la explicitación de conocimiento diferenciado dirigido a promoción de un bien público que no excluya ni se privatice.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista saberes plurais : educação na saúde. Porto Alegre. Vol. 4, n. 1 (ago. 2020), p. 11-21pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectEducação em saúdept_BR
dc.subjectHealthen
dc.subjectLearningen
dc.subjectCoronavirus Infectionsen
dc.subjectEducaciónes
dc.subjectSaludes
dc.subjectAprendizajees
dc.subjectInfecciones por Coronaviruses
dc.titleEnsino na saúde em tempos de covid-19 : uma relação necessáriapt_BR
dc.title.alternativeHealth education in covid-19 times : a necessary relationshipen
dc.title.alternativeEducación en salud en los tiempos de covid-19 : una relación necesariaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001117938pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples