Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorMachado, Alexsandro dos Santospt_BR
dc.contributor.authorSantos, Irene Reis dospt_BR
dc.contributor.authorArenhaldt, Rafaelpt_BR
dc.date.accessioned2020-11-13T04:21:21Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2318-9282pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/215013pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta resultados de uma pesquisa sobre a participação de jovens de grêmio estudantil de escolas de Mogi das aruzes, qão naulo, Brasil. rem como objetivo analisar narrativas ȋautoȌbiográicas desses gremistas, captando pedagogias que emergem neste processo de implicação de si com o outro, em convivência. Perguntamos: o que pensam sobre a sua participação? Quais são os obstáculos e como conseguem superá-los? Qual é a importância do fomento ao grêmio estudantil para o desenvolvimento dessas juventudes? Metodologicamente, izemos entrevistas-diálogo, gerando narrativas ȋautoȌbiográicas orais e escritas. Os dados foram analisados por meio de uma hermenêutica prática, a partir dos processos de biograização e heterobiograização dos entrevistados. nor im, apresentamos relexões sobre as pedagogias m’ltiplas e emergentes que estabelecem redes de apoio e amparo entre os sujeitos das comunidades de aprendizagens evidenciadas nas pedagogias da coniança, do gesto e da ascese.pt_BR
dc.description.abstractThis paper shows the results of students’ participation in student council in schools from the city of Mogi das aruzes, qão naulo, Brazil. mur purpose was to analyze the ȋautoȌbiographical narratives of the guild members, capturing pedagogies emerging from this process of implication of oneself with others, in interaction. We asked: What do they think about their participation? What are the barriers to their participation, and how do they manage to overcome them? How important is the promotion of the student council for the development of these young people? Our methodology was based on dialog-interviews, leading to oral and written ȋautoȌbiographical narratives. bata were analyzed through practical hermeneutics based on the processes of biographization and heterobiographization of respondents. ue conclude by presenting relections on the multiple, emerging pedagogies which establish networks of support and assistance among subjects in learning communities, as indicated by the pedagogies of trust, gesture and asceticism.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofDensidades: revista eletrônica de divulgação científica da infância e juventude. Rio de Janeiro, RJ. Vol. 27, n. 8 (maio/ago. 2020), p. 63-76pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subject(Auto)biographic narrativesen
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectNarrativapt_BR
dc.subjectYouthen
dc.subjectEmerging pedagogiesen
dc.subjectGrêmio estudantilpt_BR
dc.subjectStudent councilen
dc.titleNarrativas (auto)biográficas de jovens lideranças : pedagogias emergentes na participação em Grêmios Estudantispt_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001117760pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem