Show simple item record

dc.contributor.advisorAquino, Francisco Eliseupt_BR
dc.contributor.authorSolé, Thomaz Affonso Avancinipt_BR
dc.date.accessioned2020-11-13T04:21:13Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/215004pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como propósito relatar e analisar os Estágios Supervisionados em Geografia III - ensino fundamental - e Geografia IV - ensino médio - , refletindo sobre as percepções d a transição de ser estudante para tornar - se professor de Geografia. O critério para escolha do tema está na constatação de que o Estágio Supervisionado representa o momento crucial para se concluir pelo acerto ou não da escolha do curso e, por consequência, pelo futuro exercício da docência . A partir da experiência de dois estágios realizados simultaneamente o trabalho procurou seguir uma pesquisa qualitativa com abordagem de observação participante. Para o instrumento de análise recorreu - se a uma aula do ensino fundamental, ministrada no sétimo ano e uma aula ministrada para o segundo ano do ensino médio, assim como a os encontros realizados com os professores supervisores dos referidos estágios. Conclui-se que as aulas devem conter objetivos concretos dentro dos planos de aula e que não há uma maneira - apenas - de ensinar, mas que é necessário buscar e incentivar a autonomia do estudante através da crítica, reflexão e dúvida.pt_BR
dc.description.abstractThe present paper aims to analyze and report a Supervised Internship in Geography III – Elementary School - and Geography IV – High School - , observing the perceptions of being a geography student and into becoming a geography teacher. The criteria for selecting this subject is that this Supervised Internship represents the crucial moment when a student realizes if h is choice of course was right and consequently t he future, exercise of teaching. From the experience of these simultaneously performed internships the work sought to follow a qualitative research with a participant observation approach. As an analytical to ol, a seventh - grade elementary school and second year of high school classes were appealed, as well as meetings held with supervisor professors of the relative internships. As a conclusion, classes should contain concrete objectives within the teaching chronograms, taking into consideration that there is not only one correct way of teaching, but it is necessary to seek and encourage students autonomy through criticism, reflection and doubt.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectteaching preparationen
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectSupervised Internship in Geographyen
dc.subjectStudentsen
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.subjectTeacheren
dc.titleEstágios supervisionados : reflexões sobre a transição de ser estudante para tornar-se professor de Geografiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001119424pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record