Show simple item record

dc.contributor.authorBergamaschi, Maria Aparecidapt_BR
dc.date.accessioned2020-11-12T04:11:56Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn0102-5473pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214995pt_BR
dc.description.abstractEste artigo decorre de uma pesquisa que, inicialmente, subsidiou o trabalho especial apresentado na Reunião Científica Regional - X ANPEd Sul, em 2014. A partir dos registros encontrados no portal de teses da Capes (teses e dissertações defendidas) e no site do evento (trabalhos apresentados nas reuniões regionais), elaborei um levantamento minucioso das pesquisas realizadas nos últimos 15 anos (2002 a 2016), tecendo um panorama para a compreensão de possíveis significados e tendências que anunciam. A educação e a escola indígena começaram a ser tema de atenção nas pesquisas acadêmicas a partir da antropologia e, desde os anos 90 do século XX se tornam evidentes também no campo da educação. Assim como em todo o Brasil, as pesquisas realizadas na Região Sul andam pari passu com o movimento dos próprios coletivos indígenas, que implementam com maior intensidade processos de escolarização em suas terras e fora delas. Em decorrência, há um estreitamento do diálogo das universidades e das(os) pesquisadoras(es) com os povos originários da região, o incremento na produção bibliográfica, o fortalecimento do movimento político que implementa as ações afirmativas e o ingresso de estudantes indígenas nas universidades, inclusive nos programas de pós-graduação, inaugurando a autoria indígena também nas pesquisas acadêmicas.pt_BR
dc.description.abstractThis article derives from a research which, at first, subsidized the special work presented at the Regional Scientific Meeting – 10th ANPED Sul, in 2014. Starting from records found on Capes thesis platform (approved doctoral and senior thesis) and from the event website (work presented during the regional meetings), I built a very thorough mapping of researches produced in the last 15 years (2002 to 2016), drawing an overview for comprehending possible meanings and upcoming trends. Indigenous education and indigenous school became subjects matter in academic research in anthropology, and as of the 90’s in the 20th century, it becomes also evident in the education field. As well as in all of Brazil, researches taking place I the Southern region, goes pari passu along the indigenous collectives, who implement with greater strength schooling processes inside and outside their own lands. As consequence, there is a growing dialogue between universities, researchers and regional native people, an increase in bibliographic production and the strengthening of the political movement that implements affirmative action and indigenous students admission in universities, including post-graduation programs, launching the indigenous authorship in academic research as well.en
dc.description.abstractEste artículo proviene de una pesquisa que, a principio, ha subsidiado el trabajo especial presentado en la Reunión Científica Regional – X ANPED Sul, en el 2014. Desde los registros encontrados en el portal de tesis de Capes (tesis y disertaciones defendidas) y desde el sitio del evento (trabajos presentado en las reuniones regionales), elaboré un minucioso análisis de las pesquisas realizadas en los últimos 15 años (de 2002 a 2016), tejiendo un panorama para la comprensión de posibles significados y tendencias que se anuncian. La educación y la escuela indígena pasaron a ser temas de atención en las pesquisas académicas a partir de la antropología y, desde los años 90 del siglo XX, se hacen evidentes también en el campo de la educación. Del mismo modo que en todo Brasil, las pesquisas llevadas a cabo en la región sur caminan pari passo con el movimiento de los propios colectivos indígenas, que implementan con más intensidad los procesos de escolarización en sus tierras y fuera de ellas. En el decurso, hay una aproximación en el diálogo de las universidades y investigadores con los pueblos originarios de la región, un incremento en la producción bibliográfica, el fortalecimiento del movimiento político que implementa las acciones afirmativas y el ingreso de estudiantes indígenas en las universidades, incluso en los programas de posgrado, inaugurando la autoría indígena también en las pesquisas académicas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPerspectiva (Florianópolis). Vol. 37, n. 2 (abr./jun. 2019), p. 398-419pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectIndigenous educationen
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectEducation researchen
dc.subjectPesquisa educacionalpt_BR
dc.subjectPostgraduation in Brasil’s southern regionen
dc.subjectPós-Graduaçãopt_BR
dc.subjectEducación indígenaes
dc.subjectPesquisa en educaciónes
dc.subjectPosgrado región sur de Brasiles
dc.titlePercursos e tendências das pesquisas sobre educação indígena na Região Sul do Brasilpt_BR
dc.title.alternativePaths and trends for researching indigenous education in the South of Brazil en
dc.title.alternativeRecorridos y tendencias en las pesquisas sobre educación indígenas en la región sur de Brasil es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001117494pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record