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dc.contributor.authorKraemer, Graciele Marjanapt_BR
dc.contributor.authorLopes, Luciane Brescianipt_BR
dc.contributor.authorZilio, Virgínia Mariapt_BR
dc.date.accessioned2020-11-12T04:11:51Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1808-270Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214990pt_BR
dc.description.abstractNo presente artigo, a partir de uma análise documental, objetiva-se sistematizar, discutir e problematizar os investimentos efetivados na formação docente para a educação de surdos. A pesquisa olha para os 20 anos da publicação do documento “A Educação que nós Surdos queremos”, elaborado por representantes da comunidade surda no evento que antecedeu o V Congresso Latino-Americano de Educação Bilíngue, no ano de 1999. O argumento principal pauta-se na compreensão de que os investimentos na educação de surdos são, por excelência, práticas de governamento que operam de formas distintas sobre a conduta dos sujeitos. Ao analisar os dados sobre os investimentos na formação docente em vista de uma educação bilíngue, percebe-se um efeito de ricochete. Mesmo que as políticas atentem para o reconhecimento das demandas da comunidade surda e considerem a diferença linguística e cultural dos sujeitos surdos, elas colocam em operação a efetivação da política de inclusão escolar. Dito de outro modo, há um processo de rebatimento das práticas de educação bilíngue previstas pela política de inclusão escolar. Com isso, os investimentos operados pelo Estado, considerando as reivindicações da comunidade surda pelo respeito à diferença, parecem cada vez mais reforçar a necessidade da inclusão escolar.pt_BR
dc.description.abstractFrom a documental analysis, this paper aims to systematize, discuss and problematize the investments made in teacher education for deaf education. The research considers the 20 years since the publication of the document “The education the deaf want”, written by representatives of the deaf community in the meeting held before the Fifth Latin-American Congress of Bilingual Education in 1999. The main argument is grounded on the understanding that investments in deaf education, for excellence, are practices of government acting differently on subjects’ lives. From the analysis of data on investments in teacher education for deaf education, it is possible to perceive a ricochet effect. Even though the policies reckon the demands of the deaf community and the deaf subjects’ linguistic and cultural differences, they enforce the school inclusion policy. In other words, they rebound on the bilingual educational practices provided by the school inclusion policy. Hence, regarding the demands of the deaf community for respect for their difference, State investments seem to be increasingly strengthening the need for school inclusion.en
dc.description.abstractEn este artículo, a partir de un análisis documental, se objetiva sistematizar, discutir y problematizar las inversiones realizadas en la formación docente para la educación de sordos. La investigación observa los veinte años de la redacción y publicación del documento "A Educação que nós Surdos queremos" elaborado por representantes de la comunidad sorda en el evento previo al V Congresso Latino-Americano de Educação Bilíngue en 1999. El principal argumento se basa en el entendimiento de que las inversiones en educación de sordos son, por excelencia, prácticas de gobernamento que operan de diferentes maneras en la conducta de los sujetos. Analizando los datos sobre las inversiones en la formación docente en vista de la educación bilingüe, se percibe un efecto de rebote. Mismo que las políticas atiendan al reconocimiento de las demandas de la comunidad sorda y consideren la diferencia lingüística y cultural de los sujetos sordos, ponen en práctica la implementación de la política de inclusión escolar. En otras palabras, un proceso de rebatimiento de las prácticas de educación bilingüe previstas por la política de inclusión escolar. Así, las inversiones operadas por el Estado, considerando las demandas de la comunidad sorda por el respeto por la diferencia, parecen reforzar cada vez más la necesidad de inclusión escolar.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista educação especial. Santa Maria, RS. Vol. 33 (jan./dez. 2020), 17 f.pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBilingual educationen
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectSchool inclusionen
dc.subjectEducación bilínguees
dc.subjectInclusão escolarpt_BR
dc.subjectFormación docentees
dc.subjectInclusión escolares
dc.titleFormação docente e educação de surdos no Brasil : desafios para uma proposta educacional bilínguept_BR
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001117509pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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