Show simple item record

dc.contributor.authorBergamaschi, Maria Aparecidapt_BR
dc.contributor.authorAntunes, Claudia Pereirapt_BR
dc.contributor.authorMedeiros, Juliana Schneiderpt_BR
dc.date.accessioned2020-11-12T04:11:18Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1519-5902pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214983pt_BR
dc.description.abstractO texto apresenta um panorama histórico sobre os processos de escolarização kaingang no Rio Grande do Sul, Brasil, de meados do século XIX ao limiar do século XXI, a fim de compreender como esse povo se relacionou com as iniciativas escolares propostas por missionários (jesuítas e capuchinhos) e pelo Estado (tanto do governo local, quanto central), destacando como atuaram (e seguem atuando) na relação com a instituição escolar; assenta-se em fontes bibliográficas, documentos oficiais do Estado e publicações de intelectuais indígenas. À luz da Nova História Indígena, conclui-se que os kaingang foram agentes ativos em seu processo de escolarização e atuaram de diferentes formas frente à escola: negando-a, interessando-se por ela e negociando possibilidades.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presented a historical overview of the Kaingang people schooling processes in the State of Rio Grande do Sul, Brazil, between the mid 19th century and the turn of the 21st century. It analyzed and reflected on the relations between this indigenous group and school initiatives put forth by Jesuit and Capuchin missionaries and by the state across both local and state levels. The article is based on bibliographical sources, official documents and papers written by indigenous scholars. Drawing on a New Indian History perspective, it can be concluded that the Kaingang people were active agents in their schooling processes, displaying agency by rejecting it, engaging with it, and by negotiating possibilities.en
dc.description.abstractEl texto presenta un panorama histórico sobre los procesos de escolarización de los Kaingang en el estado de Rio Grande do Sul, Brasil, desde mediados del siglo XIX a comienzos del siglo XXI, buscando comprender cómo ese pueblo indígena se relacionó con las iniciativas escolares propuestas por misionarios (jesuitas y capuchinos) y por el Estado (tanto del gobierno local, como central), destacando cómo actuaron (y siguen actuando) en la relación con la institución escolar. Se basa en fuentes bibliográficas, documentos oficiales del Estado y publicaciones de intelectuales indígenas. A la luz de la Nueva Historia Indígena, se concluye que los Kaingang fueron agentes activos en su proceso de escolarización y actuaron de diferentes formas frente a la escuela: negándose, interesándose por ella y negociando posibilidades.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de história da educação. Maringá, PR. Vol. 20 (2020), p. 1-24, e103pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação indígenapt_BR
dc.subjectSchool inspectionen
dc.subjectPublic educationen
dc.subjectHistória da educaçãopt_BR
dc.subjectSchool legislationen
dc.subjectEscuela kainganges
dc.subjectHistoria de la educación indígenaes
dc.subjectEducación escolar indígenaes
dc.titleEscolarização kaingang no Rio Grande do Sul de meados do século XIX ao limiar do século XXI : das iniciativas missionárias à escola indígena específica e diferenciadapt_BR
dc.title.alternativeKaingang schooling in Rio Grande do Sul between the mid 19th century and the turn of the 21st century : from the missionary initiatives to the specific and differentiated indigenous schooen
dc.title.alternativeEscolarización kaingang en Rio Grande do Sul desde mediados del siglo XIX a comienzos del siglo XXI : de las iniciativas misionarias a la escuela indígena específica y diferenciadaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001117496pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record