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dc.contributor.authorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.contributor.authorCampos, Leandro de Andradespt_BR
dc.date.accessioned2020-11-11T04:13:25Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1517-6312pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214973pt_BR
dc.description.abstractO artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em Ensino de Matemática que consistiu no desenvolvimento de uma sequência de atividades de caráter interdisciplinar, a partir de estruturação teórica e metodológica, seguida da experimentação em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola municipal situada no Rio Grande do Sul. O objetivo principal da pesquisa foi analisar como os estudantes, a partir de diálogos e comunicações, produziam e argumentavam sobre matemática. Utilizaram-se como fundamentação teórica para as análises e reflexões sobre a prática as ideias de Jean Piaget e Lev Vygotsky. A pesquisa de cunho qualitativo e definida na modalidade de pesquisa-ação fez com que o professorpesquisador envolvido nas atividades observasse, analisasse e refletisse sobre suas ações e também sobre as produções matemáticas dos estudantes. A título de conclusão para a pesquisa destaca-se que o trabalho coletivo na sala de aula além de oportunizar momentos de aprendizagem valoriza o desenvolvimento da postura autônoma dos estudantes diante de situações que exija reflexão a respeito da matemática utilizada.pt_BR
dc.description.abstractThe article is a cross - section of a master 's research in Mathematics Teaching that consisted in the development of a sequence of activities of interdisciplinary character, starting from theoretical and methodological structuring, followed by experimentation in a class of the final years of Elementary School Rio Grande do Sul. The main objective of the research was to analyze how students, from dialogues and communications, produced and argued about mathematics. The ideas of Jean Piaget and Lev Vygotsky were used as theoretical basis for the analyzes and reflections on the practice. Qualitative and defined research in the researchaction modality made the researcher involved in the activities observe, analyze and reflect on their actions and also on the mathematical productions of the students. As a conclusion to the research it is highlighted that the collective work in the classroom besides opportunizing moments of learning values the development of the students' autonomous posture in situations that require reflection on the mathematics used.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Thema. Pelotas. Vol. 17, no. 1 (2020), p. 1-19pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática : Ensino fundamentalpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.titleMatemática em ação : reflexões do experimento “ateliê de matemática” no ensino fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeMathematics in action : reflections of the experiment “ateliê of mathematics” in the fundamental teachingen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001115713pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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