Mostrar registro simples

dc.contributor.authorJerônimo, Gislaine Machadopt_BR
dc.contributor.authorScherer, Ana Paula Rigattipt_BR
dc.contributor.authorSleifer, Pricilapt_BR
dc.date.accessioned2020-11-11T04:13:17Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1679-4508pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214962pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Analisar os valores de latência e amplitude do Mismatch Negativity e potencial cognitivo P300 em crianças com gagueira, sem queixas auditivas, com limiares auditivos dentro dos padrões de normalidade, comparando aos achados de um Grupo Controle. Métodos: Estudo transversal, do qual participaram 50 crianças de ambos os sexos, sendo 15 com gagueira e 35 sem gagueira, entre 6 e 11 anos de idade, sem diagnóstico de patologias otológicas ou outras doenças. Todas as crianças realizaram avaliação audiológica periférica (meatoscopia, audiometria tonal, audiometria vocal e medidas de imitância acústica) e avaliação audiológica central (Mismatch Negativity e potencial cognitivo P300). Para avaliação da fluência, as crianças com gagueira realizaram anamnese específica, seguida da filmagem de uma fala espontânea, que foi transcrita e analisada quanto à severidade da gagueira. Resultados: Houve diferença significativa nas latências do Mismatch Negativity e do potencial cognitivo P300, assim como na amplitude do Mismatch Negativity. Conclusão: Verificou-se atraso nas latências do Mismatch Negativity e potencial cognitivo P300 nas crianças com gagueira, assim como aumento na amplitude do Mismatch Negativity, ao serem comparados com crianças do Grupo Controle. No Grupo com Gagueira foram igualmente identificadas alterações na morfologia das ondas.pt_BR
dc.description.abstractObjective: To analyze the latency and the amplitude values of Mismatch Negativity and P300 cognitive potential in children with stuttering, with no auditory complaints, with auditory thresholds within the normality range, comparing them to the findings of a Control Group. Methods: A cross-sectional study involving 50 children of both sexes, 15 with stuttering and 35 without stuttering, aged 6 to 11 years, with no diagnosis of ear pathology or other diseases. All children were submitted to peripheral audiological evaluation (meatoscopy, pure tone testing, speech audiometry, and acoustic immittance measures) and a central audiological evaluation (investigation of the Mismatch Negativity and P300 cognitive potential). For the evaluation of fluency, all children with stuttering had a specific history taken and were video recorded in a spontaneous speech. Afterwards, the transcription was done, followed by speech analysis to classify children according the severity of stuttering. Results: There was a significant difference in the latencies of Mismatch Negativity and P300 cognitive potential, as well as in the amplitude of Mismatch Negativity. Conclusion: There was a significant delay in the latencies of Mismatch Negativity and P300 cognitive potential, as well as increase in the amplitude of the Mismatch Negativity in children with stuttering when compared to children in the Control Group. Changes in the morphology of the waves were found in the Stuttering Group.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isomulpt_BR
dc.relation.ispartofEinstein. São Paulo. Vol. 18 (jun. 2020), p. 1-6, artigo eAO5225pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectElectrophysiology en
dc.subjectEletrofisiologiapt_BR
dc.subjectPotenciais evocadospt_BR
dc.subjectEvoked Potentialsen
dc.subjectAudiçãopt_BR
dc.subjectHearing en
dc.subjectStutteringen
dc.subjectGagueirapt_BR
dc.subjectCriançapt_BR
dc.subjectChild en
dc.titlePotenciais evocados auditivos de longa latência em crianças com gagueirapt_BR
dc.title.alternativeLong-latency auditory evoked potential in children with stuttering en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001115409pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples