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dc.contributor.authorGuimarães, Ricardo Rangelpt_BR
dc.contributor.authorMassoni, Neusa Teresinhapt_BR
dc.date.accessioned2020-11-04T04:08:15Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1677-2334pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214620pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo principal fazer um relato crítico e propor reflexões epistemológicas sobre o uso da metodologia de ensino por argumentação em uma atividade de divulgação de uma temática científica desenvolvida na disciplina de Física, em uma turma de ensino médio de uma escola pública estadual de educação básica de Porto Alegre (RS). Tal atividade, desenvolvida no formato de um júri simulado, foi pensada e elaborada para ser aplicada na forma de um micromódulo de ensino em que assumimos ser possível, mediante este recurso pedagógico, atingir um nível de aprendizado adequado a essa faixa etária, através do debate e da argumentação dialógica. Buscamos, para tanto, oferecer elementos para que os estudantes se envolvam em tal estratégia no ambiente de sala de aula e desenvolvam habilidades de argumentação. Os referenciais teórico-metodológicos utilizados nesta pesquisa são os do ensino por argumentação articulado a uma epistemologia que desenvolva virtudes intelectuais e o pensamento crítico no estudante. O que se pretende neste trabalho, que é parte de uma investigação mais abrangente, é fazer através do relato crítico do estudo de caso, uma defesa desses referenciais como potencializadores para a promoção de uma educação científica mais autônoma e reflexiva.pt_BR
dc.description.abstractThis work has as main objective to make a critical report and to propose epistemological reflections on the use of the methodology of teaching by argumentation in an activity of dissemination of a scientific theme developed in the discipline of Physics in a high school class of a state public school of education of Porto Alegre (RS). This activity, developed in the form of a simulated jury, was conceived and elaborated to be applied in the form of a micromodule of teaching in which we assume that it is possible, through this pedagogical resource, to reach a level of learning appropriate to this age group, through the critical debate and the dialogical argumentation. Therefore, we seek to offer elements for students to engage in such a strategy in the classroom environment and develop argumentative skills. The theoretical-methodological references used in this research are that of teaching by argument and also that of an epistemology that develops intellectual virtues and critical thinking in the student. What is wanted in this work, which is part of a more comprehensive investigation, is to do through the critical report of the case study a defense of these referential potentials for the promotion of a more autonomous and reflexive scientific education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 37, n. 2 (ago. 2020), p. 695-717pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectArgumentationen
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectEpistemologiapt_BR
dc.subjectEpistemologyen
dc.subjectCritical thinkingen
dc.subjectScientific educationen
dc.titleRelato crítico de uma experiência didática acerca de uma temática científica aplicada na educação básica : algumas reflexões epistemológicas e a defesa de um ensino de ciências fundamentado na argumentação dialógicapt_BR
dc.title.alternativeCritical report of a didactic experience about an applied scientific theme in basic education: some epistemological reflections and the defense of a science teaching based on dialogic argumentation en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001117202pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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