Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCalabró, Lucianapt_BR
dc.contributor.authorViana, Sérgio Wesnerpt_BR
dc.date.accessioned2020-10-28T04:09:20Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214536pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho teve como propósito fazer um estudo sobre o Programa Mulheres Mil. O programa visava o resgate social de mulheres em vulnerabilidade econômica e social promovendo a inclusão delas no mercado de trabalho através de cursos de qualificação profissional. Desse modo, a pesquisa buscou verificar como foi a implantação do Programa Mulheres Mil, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul IFRS, mais especialmente no Campus Porto Alegre, e como essa política pública voltada para a valorização da mulher, principalmente aquela que encontra-se em situação de miséria e pobreza, contribuiu na vida das alunas que frequentaram os cursos de capacitação profissional. O trabalho apresenta dados dos quantitativos de cursos, vagas, matrículas e egressos que foram ofertados no Campus Porto Alegre. Também verifica a distribuição dos recursos para a implementação dos cursos nas regiões brasileiras. E, por fim, através de entrevistas e a aplicação de um questionário, foi realizada pesquisa de campo onde se constatou o perfil das alunas e as mudanças que esses cursos proporcionaram em suas vidas. Para a análise dos resultados, foi utilizado o método de análise discursiva, onde se buscou elementos que demonstrassem as transformações ocorridas em suas vidas.pt_BR
dc.description.abstractThe purpose of this study was to study the Thousand Women Program. The program aimed at the social rescue of women in economic and social vulnerability by promoting their inclusion in the labor market through professional qualification courses. In this way the research sought to verify the implementation of the Program Thousand Women, in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul IFRS, more especially in Campus Porto Alegre, and as this public policy focused on the valorization of women, especially those who find themselves in a situation of poverty and poverty, contributed to the lives of the students who attended the professional training courses. The work presents data on the number of courses, vacancies, enrollments and graduates that were offered at the Porto Alegre Campus. It also verifies the distribution of resources for the implementation of the courses in the Brazilian regions. And finally, through interviews and the application of a questionnaire, a field research was carried out to verify the profile of the students and the changes that these courses have provided in their lives. For the analysis of the results was used the method of discursive analysis, where we searched for elements that demonstrate the transformations that occurred in their lives.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.subjectMulheres Mil” programen
dc.subjectPrograma Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Empregopt_BR
dc.subjectProfessional qualificationen
dc.subjectEducação profissionalizantept_BR
dc.subjectSocial redemptionen
dc.subjectInclusão socialpt_BR
dc.titlePrograma Mulheres Mil : a educação profissional contribuindo para a redução de desigualdade social e econômica das mulheres e seu resgate socialpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001113713pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples