Reverberações éticas da ferrugem no cinema de Harun Farocki
dc.contributor.author | Graff, Luiz Henrique | pt_BR |
dc.contributor.author | Moschen, Simone Zanon | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-10-23T04:10:02Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2176-4891 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/214384 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga, na obra cinematográfica de Harun Farocki, elementos para refletir sobre os modos de produção da imagem, especificamente sobre suas condições de produção. Nessa via, pergunta pelo estabelecimento de uma imagem capaz de fazer furo na maquinaria, funcionando, assim, como ferrugem e denunciando a maquinaria da constituição da subjetividade. Procuramos também refletir sobre imagens que poderiam criar um anteparo ao assujeitamento, buscando compreender onde residiria a potência que têm certas imagens de interrogar a contemporaneidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho investiga, na obra cinematográfica de Harun Farocki, elementos para refletir sobre os modos de produção da imagem, especificamente sobre suas condições de produção. Nessa via, pergunta pelo estabelecimento de uma imagem capaz de fazer furo na maquinaria, funcionando, assim, como ferrugem e denunciando a maquinaria da constituição da subjetividade. Procuramos também refletir sobre imagens que poderiam criar um anteparo ao assujeitamento, buscando compreender onde residiria a potência que têm certas imagens de interrogar a contemporaneidade. | en |
dc.description.abstract | Ce travail étudie, dans l’œuvre cinématographique de Harun Farocki, des éléments permettant de réfléchir sur les modes de production de l’image, en particulier sur ses conditions de production. De cette manière, il demande la mise en place d’une image capable de percer la machinerie, fonctionnant ainsi, comme une rouille et dénonçant la machinerie de la constitution de la subjectivité. Nous essayons également de réfléchir sur des images qui pourraient créer une cloison pour la soumission, en essayant de comprendre où se trouverait le pouvoir de certaines images d’interroger la contemporanéité. | fr |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Trivium: estudos interdiciplinares. Rio de Janeiro. Vol. 11, n. 1 (jan./jun. 2019), p. 46-60 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Psicanálise e cinema | pt_BR |
dc.subject | Psychoanalysis | en |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.subject | Harun Farocki | en |
dc.subject | Rust | en |
dc.subject | Subjetividade | pt_BR |
dc.subject | Tempo | pt_BR |
dc.subject | Image | en |
dc.subject | Cinema | en |
dc.subject | Psychanalyse | fr |
dc.subject | Harun Farocki | fr |
dc.subject | Rouille | fr |
dc.subject | Image | fr |
dc.subject | Cinéma | fr |
dc.title | Reverberações éticas da ferrugem no cinema de Harun Farocki | pt_BR |
dc.title.alternative | Ethical reverberations of rust in Harun Farocki’s cinema | en |
dc.title.alternative | Réverbérations éthiques de la rouille dans le cinéma de Harun Farocki | fr |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001118117 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39774)Ciências Humanas (6848)