Reverberações éticas da ferrugem no cinema de Harun Farocki
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Date
2019Type
Title alternative
Ethical reverberations of rust in Harun Farocki’s cinema
Réverbérations éthiques de la rouille dans le cinéma de Harun Farocki
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho investiga, na obra cinematográfica de Harun Farocki, elementos para refletir sobre os modos de produção da imagem, especificamente sobre suas condições de produção. Nessa via, pergunta pelo estabelecimento de uma imagem capaz de fazer furo na maquinaria, funcionando, assim, como ferrugem e denunciando a maquinaria da constituição da subjetividade. Procuramos também refletir sobre imagens que poderiam criar um anteparo ao assujeitamento, buscando compreender onde residiria a potênc ...
Este trabalho investiga, na obra cinematográfica de Harun Farocki, elementos para refletir sobre os modos de produção da imagem, especificamente sobre suas condições de produção. Nessa via, pergunta pelo estabelecimento de uma imagem capaz de fazer furo na maquinaria, funcionando, assim, como ferrugem e denunciando a maquinaria da constituição da subjetividade. Procuramos também refletir sobre imagens que poderiam criar um anteparo ao assujeitamento, buscando compreender onde residiria a potência que têm certas imagens de interrogar a contemporaneidade. ...
Abstract
Este trabalho investiga, na obra cinematográfica de Harun Farocki, elementos para refletir sobre os modos de produção da imagem, especificamente sobre suas condições de produção. Nessa via, pergunta pelo estabelecimento de uma imagem capaz de fazer furo na maquinaria, funcionando, assim, como ferrugem e denunciando a maquinaria da constituição da subjetividade. Procuramos também refletir sobre imagens que poderiam criar um anteparo ao assujeitamento, buscando compreender onde residiria a potênc ...
Este trabalho investiga, na obra cinematográfica de Harun Farocki, elementos para refletir sobre os modos de produção da imagem, especificamente sobre suas condições de produção. Nessa via, pergunta pelo estabelecimento de uma imagem capaz de fazer furo na maquinaria, funcionando, assim, como ferrugem e denunciando a maquinaria da constituição da subjetividade. Procuramos também refletir sobre imagens que poderiam criar um anteparo ao assujeitamento, buscando compreender onde residiria a potência que têm certas imagens de interrogar a contemporaneidade. ...
Résumé
Ce travail étudie, dans l’œuvre cinématographique de Harun Farocki, des éléments permettant de réfléchir sur les modes de production de l’image, en particulier sur ses conditions de production. De cette manière, il demande la mise en place d’une image capable de percer la machinerie, fonctionnant ainsi, comme une rouille et dénonçant la machinerie de la constitution de la subjectivité. Nous essayons également de réfléchir sur des images qui pourraient créer une cloison pour la soumission, en es ...
Ce travail étudie, dans l’œuvre cinématographique de Harun Farocki, des éléments permettant de réfléchir sur les modes de production de l’image, en particulier sur ses conditions de production. De cette manière, il demande la mise en place d’une image capable de percer la machinerie, fonctionnant ainsi, comme une rouille et dénonçant la machinerie de la constitution de la subjectivité. Nous essayons également de réfléchir sur des images qui pourraient créer une cloison pour la soumission, en essayant de comprendre où se trouverait le pouvoir de certaines images d’interroger la contemporanéité. ...
In
Trivium: estudos interdiciplinares. Rio de Janeiro. Vol. 11, n. 1 (jan./jun. 2019), p. 46-60
Source
National
Collections
-
Journal Articles (40503)Humanities (7005)
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