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dc.contributor.authorRibeiro, Camille Amorim Leitept_BR
dc.contributor.authorSilva, André Luiz Reis dapt_BR
dc.date.accessioned2020-10-22T04:06:36Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1413-0904pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214312pt_BR
dc.description.abstractA fundamentação teórica sobre os think tanks segue arraigada à experiência pioneira estadunidense como tipo ideal, embora estudos de caso, vide Reino Unido, França e mesmo Brasil, mostrem situações distintas. Este trabalho propõe, considerando o objetivo de tais instituições de influenciar e modelar ação de atores políticos com base em sua expertise, adentrar na produção ideacional contemporânea dos think tanks brasileiros sobre as relações Brasil-África durante os governos Lula da Silva e Rousseff 3. Uma revisão teórica sobre os think tanks é seguida da apresentação do conteúdo das produções de CEBRI, BPC, Igarapé e IPEA acerca da agenda brasileira para África. A pesquisa está centrada em produção escrita, artigos, relatórios mais detalhados sobre o continente, considerando como ponto de convergência entre as produções os tópicos de cooperação sul-sul e oportunidade de internacionalização para as empresas brasileiras. Apesar da importância da África para o período analisado, o tema aparece restrito a poucos think tanks, que apontam para continuidade discursiva entre as gestões de ambos os governos, sendo, este último, responsável pelo redirecionamento estratégico, prevalecendo as relações empresariais a despeito da cooperação sul-sul.pt_BR
dc.description.abstractThe academic literature of think tanks has been related to the United States experience as an ideal type, despite case studies about the United Kingdom, France or even Brazil show distinct but feasible accommodations. This paper aims to discuss the ideational production of Brazilian think tanks about Brazil-Africa relations during the governments of Lula da Silva and Rousseff, considering the main purpose of these institutions on influencing and modelling the action of political actors based on intellectual expertise. A theory review is followed by an exposition of intellectual production of CEBRI, BPC, Igarapé and IPEA about the foreign policy agenda for the continent, considering two topics of convergence: southsouth cooperation and internationalization of Brazilian companies. Despite the importance of Africa for the foreign policy agenda during these governments, the field of research still restricted to very few think tanks. The studies point out the discursive continuity between both presidencies, being the last one responsible for a strategic adjustment, prevailing companies’ internationalization emphasis over the south-south cooperation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCarta internacional. Belo Horizonte. Vol. 15, n. 1 (2020), p. 208-233pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectForeign Policy Analysisen
dc.subjectPolítica externapt_BR
dc.subjectCooperação internacionalpt_BR
dc.subjectBrazil-Africa Relationsen
dc.subjectGoverno Lulapt_BR
dc.subjectThink Tanksen
dc.subjectGoverno Dilma Rousseff : 2011-2016pt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectÁfricapt_BR
dc.titleOs think tanks brasileiros e a agenda de política externa de Lula da Silva e Rousseff para a Áfricapt_BR
dc.title.alternativeBrazilian think tanks and the foreign policy agenda of Lula da Silva and Rousseff to Africa en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001118080pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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