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dc.contributor.advisorSant'Ana, Alvino Alvespt_BR
dc.contributor.authorGiraldi, Olga Cristina Penetrapt_BR
dc.date.accessioned2020-10-21T04:00:27Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214289pt_BR
dc.description.abstractNesta pesquisa apresentamos um estudo sobre a criatividade em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática, sendo Barbosa (2001) a perspectiva de modelagem adotada. A questão “Quais fatores podem favorecer a criatividade dos alunos em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemática?” norteou este estudo que foi dividido em dois momentos, realizados simultaneamente, ambos para coletar e produzir dados: uma análise de seis relatos de experiência da Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM) e uma prática didática realizada em uma escola pública. Os participantes da prática e o público alvo das experiências relatadas foram alunos do Ensino Fundamental. Elencamos três objetivos para responder à questão de pesquisa: (i) Identificar evidências de criatividade; (ii) Identificar quais foram os fatores importantes para que houvesse esse momento criativo, levando em consideração a literatura consultada; (iii) Apontar, se existirem, novos fatores que possam colaborar para a expressão da criatividade dos alunos. Essa investigação é de caráter qualitativo, descritiva e as análises dos dados foram feitas de forma indutiva. Para dar suporte a este estudo, produzimos quadros-síntese apoiados nas visões de autores que definem criatividade e criatividade em matemática, como Amabile (2012, 2018), Csikszentmihalyi (2015), Kaufman (2016), Fleith e Alencar (2003, 2005), Torrance (1976), Stein (1974), Haylock (1987), Gontijo (2006a), entre outros. Nossa análise indica que, tanto nos relatos de experiência como na prática desenvolvida, o professor é a peça chave para construir um ambiente criativo, uma vez que ele pode ou não permitir a liberdade de expressar ideias em sala de aula, pode ou não elaborar tarefas abertas e de caráter investigativo para explorar o potencial criativo dos alunos, pode ou não se inclinar aos interesses dos alunos para trabalhar temas que motivem a sua participação. Igualmente importante são o interesse e a motivação do aluno, pois ele demonstra sua criatividade na medida em que se envolve com a tarefa. Alguns fatores que podem promover a criatividade e indícios de sua ocorrência já foram apontados em estudos anteriores, com públicos e ambientes diferentes, e nesta pesquisa encontramos algumas correspondências. Porém, considerando o contexto educacional, novas evidências de criatividade e fatores que cooperam para seu surgimento foram revelados, tais como: propor tarefas com temas que despertem empatia e preocupação futura, pois apesar de não proporcionar diretamente a criatividade, este fator pode gerar interesse pela tarefa e, unido à preocupação com o tema, pode promover o engajamento do aluno com a tarefa, podendo resultar em atitudes e pensamentos criativos; além disso, o manuseio de recursos diversos como máquina fotográfica, o acesso a computadores e softwares, artesanato, relógio/cronômetro, etc. pode ter ajudado na expressão criativa dos alunos, pois foram instrumentos usados como meio para achar a resolução de um problema ou como um recurso que sem o qual não poderiam chegar a considerações importantes.pt_BR
dc.description.abstractIn this research, we present a study on creativity in a mathematical modeling learning environment, with Barbosa (2001) being the modeling perspective adopted. The question "What factors can promote students' creativity in a mathematical modeling learning environment?" guided this study that was divided into two moments, carried out simultaneously, both to collect and to produce data: an analysis of six experience reports from the Conferência Nacional sobre Modelagem na Educação Matemática (CNMEM) and a didactic practice carried out in a public school. The participants in the practice and the target audience of the reported experiences were elementary school students. We present three objectives to answer the research question: (i) Identify evidence of creativity; (ii) Identify what were the important factors for there to be this creative moment, taking into account the literature consulted; (iii) Point out, if any, new factors that could contribute to the expression of students' creativity. This investigation is of qualitative character, descriptive and the data analysis was done in an inductive way. To support this study, we produced summary tables based on the conceptions of authors who define creativity and creativity in mathematics, such as Amabile (2012, 2018), Csikszentmihalyi (2015), Kaufman (2016), Fleith and Alencar (2003, 2005), Torrance (1976), Stein (1974), Haylock (1987), Gontijo (2006a), among others. Our analysis indicates that, both in experience reports and in developed practice, the teacher is key to building a creative environment, since he/she may or may not allow the freedom to express ideas in the classroom, he/she may or may not elaborate open and investigative tasks to explore students' creative potential, he/she may or may not be inclined to students' interests to work on themes that motivate their participation. Equally important are the student's interest and motivation, as he/she demonstrates his/her creativity as he/she gets involved with the task. Some factors that can promote creativity and evidence of its occurrence have already been pointed out in previous studies, with different participants and environments, and in this research, we found some correspondences. However, considering the educational context, new evidence of creativity and factors that cooperate for its emergence were revealed, such as: proposing tasks with themes that arouse empathy and future concern, because although it does not directly provide creativity, this factor can generate interest in the task and, together with the concern with the theme, it can promote student engagement with the task, which may result in creative attitudes and thoughts; besides, handling with diverse resources such as a camera, computers and software, handicraft, clock/timer, etc. may have helped to the students' creative expression, since those instruments were used as a mean to find the solution of a problem or as a resource that without which the students could not reach important considerations.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectModelagem matemáticapt_BR
dc.subjectAmbiente de aprendizagempt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.titleUm estudo sobre a criatividade em um ambiente de aprendizagem de modelagem matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001117890pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Matemáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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