Show simple item record

dc.contributor.authorJustino, Guilherme Jancowski de Avilapt_BR
dc.contributor.authorFerraretto, Luiz Arturpt_BR
dc.date.accessioned2020-10-20T04:01:29Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214266pt_BR
dc.description.abstractAnalisa-se a integração entre diferentes veículos de uma mesma empresa de comunicação, o Grupo RBS. Com base na economia política da comunicação, apresentase a plataforma digital GaúchaZH, resultado da união das marcas da Rádio Gaúcha e do jornal Zero Hora, dentro de uma redação integrada que engloba ainda o Diário Gaúcho. Partindo de pesquisa bibliográfica e entrevistas, avaliase que tal processo é parte de uma cultura de convergência (JENKINS, 2009) marcada pela multiplicidade da oferta (BRITTOS, 2006). Conclui-se que esse produto digital é símbolo contemporâneo do jornalismo como negócio, em que é demandado dos profissionais que assumam múltiplas funções (FERRARETTO; MORGADO; SABALLA JR., 2018), enquanto as empresas de comunicação buscam manter sua relevância social e viabilidade econômica.pt_BR
dc.description.abstractNewsroom integration among different vehicles of the same media company, Grupo RBS, are the focus of this analysis. Based on political economy of communication, the digital platform GaúchaZH is presented as a result from the union of Rádio Gaúcha and the newspaper Zero Hora in a process of convergence that also includes Diário Gaúcho. Through bibliographic research and interviews, this process is seen as part of a convergence culture (JENKINS, 2009) characterized by offer multiplicity (BRITTOS, 2006). The conclusion is that such digital product is a contemporary symbol of journalism as a business, in which professionals are required to assume multiple functions (FERRARETTO; MORGADO; SABALLA JR., 2018) while media companies try to maintain their social relevance and economic viability.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofA influência da comunicação 2 [recurso eletrônico]. Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. p. 1-13pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRadioen
dc.subjectRádio (Comunicação)pt_BR
dc.subjectCultura da convergênciapt_BR
dc.subjectNewspaperen
dc.subjectGaúchaZH (Site)pt_BR
dc.subjectPortalen
dc.subjectConvergenceen
dc.title“Você vê. você lê. você ouve” : a convergência entre rádio, on-line e jornal em GaúchaZHpt_BR
dc.title.alternative“You see. you read. you listen” : the convergence of radio, on-line and newspaper in GaúchaZHen
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001117166pt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record