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dc.contributor.authorMartins, Marina Rodriguespt_BR
dc.contributor.authorRockembach, Moiséspt_BR
dc.date.accessioned2020-10-10T04:12:11Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2237-826Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/214070pt_BR
dc.description.abstractDescreve o fenômeno conhecido por arquivamento da web e o microambiente relacional de iniciativas implantadas pela Universidade de Columbia e pela Universidade de Harvard. Como problema central questiona como se con a potencial rede de públicos estratégicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, visando a promover iniciativas de arquivamento da web no âmbito acadêmico, tendo em conta o ambiente relacional projetado a partir dos Órgãos da Administração Superior da Universidade e seu Programa de Pós-graduação em Comunicação. Método: É uma pesquisa exploratório-descritiva desenvolvida por meio de pesquisas bibliográfica, documental e análise de conteúdo. Oentendimento sobre públicos ocorreu a partir dos enfoques da conceituação lógica, do poder e da comunicação. Resultados: O estudo concluiu que os atores organizacionais exercem influência em diferentes níveis dentro das estruturas institucionais, cada um conforme suas responsabilidades, e que o sistema comunicacional denota papel importante para a efetividade das iniciativas. Alguns públicos mapeados agem na criação de coleções, como também podem vir a ser potenciais usuários dos arquivos web formados. Essas coleções são concebidas por várias organizações coletoras, não apenas as entidades macropromotoras das iniciativas. Quanto maior a quantidade de coleções arquivadas, maior a rede de públicos envolvidos na promoção da tecnologia. Conclusão: Oescopo de coleta das iniciativas varia conforme os interesses de cada organização coletora, apresentando coleções com diferentes classificações: institucional, regional, nacional, internacional, por fato e evento. Elas preservam tanto a história organizacional de suas entidades, como também promovem o ensino, a pesquisa e a extensão de suas comunidades.pt_BR
dc.description.abstractIt describes the phenomenon known as web archiving and the relational microenvironment of initiatives implemented by Columbia University and Harvard University. As a central problem, it questions how the potential network of strategic audiences of the Federal University of Rio Grande do Sul is configured, aiming to promote web archiving initiatives in the academic scope, taking into account the relational environment projected from the Higher Administration Bodies of the University and its Communication Graduate Program. Methods: It is exploratory-descriptive research developed through bibliographic and documentary research, and content analysis. The understanding of audiences came from the approaches of logical conceptualization, power, and communication. Results: The study concluded that the organizational actors exert influence at different levels within the institutional structures, each according to their responsibilities and that the communication system shows an important role in the effectiveness of the initiatives. Some mapped audiences act in the creation of collections, but they can also become potential users of the formed web files. These collections are designed by various collecting organizations, not just the macro entities promoting the initiatives. The greater the number of archived collections, the greater the network of audiences involved in promoting the technology. Conclusion: The scope of the collection of the initiatives varies according to the interests of each collecting organization, presenting collections with different classifications: institutional, regional, national, international, by fact and event. They preserve both the organizational history of their entities, as well as promoting teaching, research, and the extension of their communities.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofAtoZ : novas práticas em informação e conhecimento. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação. Vol. 8, n. 2 (jul./dez. 2019), p. 99-105pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectWeb archivingen
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectWeb archiveen
dc.subjectArquivo digitalpt_BR
dc.subjectPreservação digitalpt_BR
dc.subjectMapping audienceen
dc.subjectPublic Relationsen
dc.subjectPublic profileen
dc.titlePromoção de iniciativas de arquivamento da web: um estudo a partir da rede de públicos estratégicos da UFRGSpt_BR
dc.title.alternativePromotion of web archiving initiatives: a study based on UFRGS’ strategic public networken
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001117294pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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