Escola sem Partido : análise de uma rede conservadora na educação
Fecha
2020Otro título
Non-partisan school : analysis of a conservative network in education
Escuela sin Partido : análisis de una red conservadora en la educación
Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar e analisar o movimento Escola sem Partido, que articula atores sociais em torno de uma agenda conservadora para a educação no Brasil. A partir de uma análise de redes políticas de governança, apoiada em estudos de Ball, com a utilização de uma metodologia qualitativa de redes e uso do aplicativo Gephi, o texto analisa alguns atores sociais importantes para a sustentação dessa iniciativa conservadora. A pesquisa demonstra que o Escola sem Partido, embora divu ...
O objetivo deste artigo é apresentar e analisar o movimento Escola sem Partido, que articula atores sociais em torno de uma agenda conservadora para a educação no Brasil. A partir de uma análise de redes políticas de governança, apoiada em estudos de Ball, com a utilização de uma metodologia qualitativa de redes e uso do aplicativo Gephi, o texto analisa alguns atores sociais importantes para a sustentação dessa iniciativa conservadora. A pesquisa demonstra que o Escola sem Partido, embora divulgue ser umainiciativa contra a doutrinação ideológica, é resultado de uma grande combinação de interesses ideológicos, conservadores e partidários. Como resultado da pesquisa, o artigo mostra que o Escola sem Partidoé mais um movimento em torno de uma luta por hegemonia ideológica no campo educacional. ...
Abstract
The aim of this article is to present and analyze the Non-PartisanSchool movement, which articulates social actors around a conservative agenda for education in Brazil. Based on an analysis of political governance networks, supported by Ball studies, using a qualitative network methodology and the use of the Gephi application, the text analyzes some relevant social actors to this conservative initiative. The research shows that the Non-Partisan School, although spreading it out as an initiative ...
The aim of this article is to present and analyze the Non-PartisanSchool movement, which articulates social actors around a conservative agenda for education in Brazil. Based on an analysis of political governance networks, supported by Ball studies, using a qualitative network methodology and the use of the Gephi application, the text analyzes some relevant social actors to this conservative initiative. The research shows that the Non-Partisan School, although spreading it out as an initiative against ideological indoctrination, in fact this is the result of a great combination of ideological, conservative and partisan interests. Asfindings of the research, the article shows that the Non-Partisan School is more of a movement around a struggle for ideological hegemony in the educational field. ...
En
Práxis educativa. Ponta Grossa, PR. Vol. 15 (2020), p. 51-64, e2015290
Origen
Nacional
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (40021)Ciencias Humanas (6885)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License