Mostrar el registro sencillo del ítem
Curriculum Vitae : selecionam-se Jovens que buscam, nas páginas do jornal, oportunidades de trabalho e que possuam...
dc.contributor.advisor | Traversini, Clarice Salete | pt_BR |
dc.contributor.author | Ferreira, Maurício dos Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-04-30T04:16:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2010 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/21382 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta Dissertação apresenta, a partir da conexão entre Educação e Trabalho, um estudo que tem por objetivo analisar e problematizar como o perfil profissional desejado pelo mercado de trabalho contemporâneo constitui-se de forma a sustentar os discursos na governamentalidade neoliberal como verdades. Para tanto, utilizo-me de ferramentas analíticas foucaultianas, tais como governamentalidade e discurso, e as opero sobre os Cadernos Empregos & Oportunidades do jornal Zero Hora, publicados em 2008. Assim como Foucault, outros autores auxiliam-me a pensar as “verdades” acerca do mundo do trabalho e suas implicações no campo da Educação, como Bauman, Cocco, Lazzarato, Sennett, Nardi, Veiga-Neto. A partir dessa perspectiva teórica, utilizo a análise do discurso para elaborar um percurso metodológico que me permitiu organizar os dados empíricos de forma a produzir outros sentidos à “realidade competitiva” da qual emerge o tipo de trabalhador requerido pelo mercado. Transformei o curriculum vitae em uma metáfora sobre a investigação que realizei, dispondo as problematizações em duas partes: a primeira, Aproximações com o Mercado de trabalho, destina-se a apresentar a minha ligação com o tema, certos aspectos da história dos trabalhadores, os principais conceitos que utilizei, e a metodologia de pesquisa; já, na segunda parte, Trabalhando..., constam os capítulos analíticos sobre os corpus de pesquisa. Diante da complexidade discursiva, destaco e argumento que: a) a teoria do capital humano cria um novo campo para a ação das empresas, dos sujeitos e dos Governos, possibilitando a emergência de um tipo específico de trabalhador: o empresário de si mesmo, que busca desenvolver sua idoneidade a fim de negociá-la no mercado de trabalho; b) para os indivíduos, a gestão sobre suas próprias carreiras passa a ser ressignificada por meio de uma ênfase na liberdade, interesse e responsabilidade individuais de como fazer, quando agir e onde se estabelecer para tornar-se um trabalhador talentoso; c) por meio de capacitações perecíveis, o novo perfil profissional configura-se como instância de ação de uma pedagogia empreendedora, cujos motes são as constantes defasagens dos saberes e os investimentos que o trabalhador faz em si mesmo. Em síntese, vemos emergir um perfil profissional que já não produz operários-padrões, “anônimos construtores da riqueza”, e, sim, trabalhadores flexíveis, subjetivados como sujeitos economicamente ativos, fontes de seus próprios rendimentos e que competem livremente. Enfim, o curriculum vitae é uma carta de apresentação, uma declaração de intenções. Tudo nele é, didaticamente, arranjado a fim de atender à ordem que dispõe os discursos de acordo com uma determinada lógica que controla, seleciona, organiza e redistribui os significados sobre o que é ser um bom profissional no novo capitalismo. | pt_BR |
dc.description.abstract | From a connection between Education and Work, this study aims at both analyzing and problematizing how the professional profile required by the contemporary work market has been constituted so as to maintain discourses in neoliberal governmentality as truths. In order to do so, I have used Foucauldian analytical tools, such as governmentality and discourse, and have operated them on Cadernos Empregos & Oportunidades, in Zero Hora, published in 2008. Besides Foucault, other authors have helped me think about “truths” related to the work world and their implications in the field of Education, such as Bauman, Cocco, Lazzarato, Sennet, Nardi, and Veiga-Neto. From this theoretical perspective, I have used discourse analysis to design a methodological trajectory that has allowed the organization of empirical data to produce other meanings of the “competitive reality” from which the kind of worker required by the work market has emerged. I have converted the résumé into a metaphor of the investigation I carried out, structuring the problematizations in two parts: the first one, Approximations to the Work Market, is meant to present my relationship with the subject, certain features of the history of workers, the main concepts used, and the research methodology; the second part, Working…, comprehends the analytical chapters dealing with the research corpus. Considering the discursive complexity, I have highlighted and argued that: a) the theory of human capital has created a new field for actions of companies, subjects and governments, thus allowing for the emergence of a specific kind of worker: the entrepreneur of oneself, who seeks to develop his or her own reliability to trade it in the work market; b) as to individuals, the management of their own careers is re-signified through an emphasis on individual freedom, interest and responsibility for what to do, when to act, and where to stay in order to become a talented worker; c) by means of perishable skills, the new professional profile has become the action spot of an entrepreneurial pedagogy whose mottos are constant knowledge lags and the investments workers make on themselves. In summary, we have seen the emergence of a professional profile that no longer produces standard workers, “anonymous constructers of wealth”, but flexible workers, subjectified as economically active subjects, sources of their own income, who are free to compete. The résumé is a presentation letter, a declaration of intentions. Everything in it is didactically arranged to follow the order that positions discourses according to a certain logic that controls, selects, organizes, and redistributes meanings of what a good professional is in the new capitalism. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Discourse analysis | en |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Education and work | en |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Foucault | en |
dc.subject | People management | en |
dc.subject | Governmentality | en |
dc.subject | Neoliberalism | en |
dc.title | Curriculum Vitae : selecionam-se Jovens que buscam, nas páginas do jornal, oportunidades de trabalho e que possuam... | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000737051 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2010 | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Ciencias Humanas (7479)Educación (2504)