O que pode a imaginação na aprendizagem histórica?
dc.contributor.author | Pereira, Nilton Mullet | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-09-26T04:08:49Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2020 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-9487 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/213765 | pt_BR |
dc.description.abstract | O artigo se propõe a um debate teórico sobre o ensino e a sala de aula de História. Esse debate se dá com base nas contribuições do filósofo Henri Bergson e do teórico do campo da teoria da História, Hayden White. A ideia central consiste em problematizar o que se ensina e o modo como se ensina História na sala de aula da escola básica. Essa problematização considera a imaginação como elemento vital na criação conceitual e na constituição de relações com o passado. Nesse sentido, as considerações teóricas realizadas no âmbito deste artigo se desdobram em proposições de como produzir provocações que levem do tempo cronológico da sala de aula e da relação linear que temos com o passado, desde o eurocentrismo, ao tempo da imaginação, virtualidade vital que enseja um jogo que tem a potência do passado como forma de problematizar o presente e abrir o futuro. | pt_BR |
dc.description.abstract | This article theorizes History teaching in History classroom, based on philosopher Henri Bergson and History theorist Hayden White. The main idea is problematizing what we teach and what way we teach History in basic education classroom and considers the imagination as a vital element in conceptual creation and in the relationship with the past. These theoretical considerations propose how to provoke a movement from the chronological time and the linear past since eurocentrism, to the imagination time, vital essence in which the past power plays a way to problematize the present and to open the future. | en |
dc.description.abstract | El artículo propone una discusión teórica sobre la enseñanza y el aula de Historia, con base en las contribuciones del filósofo Henri Bergson y del teórico de la Historia Hayden White. La idea central es problematizar qué y cómo se enseña Historia en la enseñanza básica, considerando la imaginación como elemento vital en la creación conceptual y en la constitución de relaciones con el pasado. Esas consideraciones teóricas desdóblanse en provocaciones para que el aula se mueva de su tiempo cronológico y de la relación linear con el pasado desde el eurocentrismo, para el tiempo de la imaginación, virtualidad vital que da lugar a la potencia del pasado como un juego para problematizar el presente y abrir el futuro. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Clio. Recife, PE. Vol. 31, n. 1 (jan./jun. 2020), p. 48-67 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Ensino de história | pt_BR |
dc.subject | History learning | en |
dc.subject | Imagination | en |
dc.subject | Imaginação | pt_BR |
dc.subject | Tempo | pt_BR |
dc.subject | Time | en |
dc.subject | History Teaching | en |
dc.subject | Enseñanza de historia | es |
dc.subject | Imaginación | es |
dc.subject | Aprendizaje Histórico | es |
dc.subject | Tiempo | es |
dc.title | O que pode a imaginação na aprendizagem histórica? | pt_BR |
dc.title.alternative | What can the imagination do for historical learning? | en |
dc.title.alternative | ¿Qué puede la imaginación en el aprendizaje histórico? | es |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001116779 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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