Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSilva, Rosimeri Aquino dapt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Amurabi Pereira dept_BR
dc.date.accessioned2020-09-23T04:03:05Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1983-6597pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213678pt_BR
dc.description.abstractO texto presente é resultante de dados qualitativos obtidos de uma pesquisa comparativa sobre a formação de professores que atuam com o ensino de sociologia, no ensino médio, em escolas da rede pública dos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. Através de entrevistas, observações e uso de questionários, a pesquisa verificou sobre o perfil desses professores, temas tratados em sala de aula,métodos, maiores desafios do ofício, das práticas e dos conteúdos que fazem parte de seus cotidianos, assim como implicações epistemológicas e metodológicas sobre a atual formação de professores. Verificamos que a ausência e a presença da disciplina nos currículos da educação básica em articulação com outros elementos forma um conjunto de questões que norteiam a narrativa dos professores sobre suas experiências pedagógicas.pt_BR
dc.description.abstractThe present text is the resultof qualitative data obtained from a comparative research on the teachers training who work teaching sociology in public high schools in the states of Santa Catarina and Rio Grande do Sul. Through interviews, observations and the use of questionnaires, theresearch verified the profile of these teachers, topics addressed in the classroom, methods, major challenges of the craft, practices and content that are part of their daily lives, as well as epistemological and methodological implications about current teacher training. We found that the absence and presence of the subject in the curricula of basic education in articulation with other elements form a set of questions that guide the narrative of teachers about their pedagogical experiences.en
dc.description.abstractEl presente texto es el resultado de datos cualitativos obtenidos de una investigación comparativa sobre la formación de maestros que trabajan con la enseñanza de la sociología, en la escuela secundaria, en las escuelas públicas de los estados de Santa Catarina y Rio Grande do Sul. A través de entrevistas, observaciones y el uso de cuestionarios, la investigación verificó el perfil de estos docentes, los temas abordados en el aula, los métodos, los principales desafíos del oficio, las prácticas y el contenido que forman parte de su vida diaria, así como las implicaciones epistemológicas y metodológicas. sobre la formación docente actual. Descubrimos que la ausencia y presencia de la asignatura en los planes de estudio de la educación básica en articulación con otros elementos forman un conjunto de preguntas que guían la narrativa de los docentes sobre sus experiencias pedagógicas.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRelatos de uma proposta de educação física escolar: a promoção da saúde na educação de jovens e adultos (EJA). Vol. 13, n. 32 (jan./dez. 2020), p. 1-18,pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectTeaching sociologyen
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectNarrativesen
dc.subjectEnseñanza de sociologíaes
dc.subjectFormación de profesoreses
dc.subjectNarrativases
dc.subjectExperienciaes
dc.titleA experiência da docência em sociologia : notas de um tempo fugazpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching experience in sociology : notes of a fleeting timeen
dc.title.alternativeLa experiencia docente en sociologia : notas de un tiempo fugazes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001115450pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples