Mostrar registro simples

dc.contributor.authorZilio, Virgínia Mariapt_BR
dc.contributor.authorKraemer, Graciele Marjanapt_BR
dc.date.accessioned2020-09-17T04:02:56Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn1518-4919pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213582pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo tensiona os resultados de uma pesquisa documental que analisa a formação docente no curso de Pedagogia Bilíngue ofertado pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES). O Projeto Pedagógico do curso é utilizado como material de análise, realizada a partir do conceito-ferramenta de discurso. A noção de universalização sem direitos, articulada ao campo dos Estudos Surdos em Educação, reflete a organização da educação de surdos nas políticas públicas vigentes. A partir da formação docente prevista no projeto, são observadas duas perspectivas analíticas: a imprecisão da questão da aquisição da primeira língua do aluno surdo e em relação à atuação do professor bilíngue em escolas inclusivas.pt_BR
dc.description.abstractThis study problematizes the results of a documental research analyzing teacher education in the Bilingual Pedagogy course offered by the National Institute of Deaf Education (INES). The pedagogical project of the course has been analyzed with the use of discourse as a conceptual tool. The notion of universalization without rights, articulated with the field of Deaf Studies in Education, reflects the organization of deaf education as found in current public policies. Based on teacher education as seen in the project, two analytical perspectives have been noticed: the imprecision of the first language acquisition of deaf students, and the performance of the bilingual teacher in inclusive schools.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofTextura : revista de letras e história. Vol. 22, n. 49 (jan./mar. 2020), p.64-81pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBilingual pedagogyen
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectDeaf educationen
dc.subjectEducação bilínguept_BR
dc.subjectLinguistic environmenten
dc.subjectLinguist acquisitionen
dc.titleAmbiente linguístico e educação inclusiva : desafios na educação de surdospt_BR
dc.title.alternativeLinguistic environment and inclusive education : challenges in deaf educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001115930pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples