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dc.contributor.advisorAyala, Néstor Fabiánpt_BR
dc.contributor.authorScolaro, Nikolas Thadeu Toscanpt_BR
dc.date.accessioned2020-09-15T04:04:24Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213540pt_BR
dc.description.abstractAs indústrias de manufatura estão em constante procura por novas formas de se manterem competitivas e atender as expectativas de seus clientes. Uma destas formas é através do oferecimento de serviços atrelados aos seus produtos, tendência conhecida como servitização. O objetivo deste artigo é identificar a estratégia de servitização adequada para o caso de uma indústria de iluminação do sul do Brasil, prevendo os possíveis impactos no modelo de negócios da empresa com a inclusão dessas mudanças. Para isso, foram feitas entrevistas com os principais clientes da empresa, a respeito dos serviços que gostariam que fossem adicionados, e entrevista com a diretoria da empresa fabricante, traçando o modelo de negócios atual e futuro, com as possíveis implicações. Os serviços escolhidos para compor o sistema produto-serviço (SPS) foram a instalação dos produtos e a facilitação de pagamento através de financiamento e leasing. Os principais impactos nas dimensões do modelo de negócios são a mudança na proposta de valor da empresa, atividades-chave e parcerias-chave.pt_BR
dc.description.abstractThe manufacturing industries are constantly looking for new ways to remain competitive and meet the expectations of their customers. One of these ways is by offering services linked to its products, a trend known as servitization. The purpose of this article is to identify an appropriate servitization strategy for the case of a lighting industry in Brazil, predicting the possible impacts on the company's business model with the inclusion of these changes. For this, interviews were conducted with the main customers of the company, regarding the services they would like to use, and an interview with the board of the manufacturing company, tracking the current and future business model, with possible implications. The services chosen to compose the product-service system (SPS) are the installation of products and the facilitation of payment through financing and leasing. The main impacts on the dimensions of the business model are a change in the company's value proposition, key activities and key partnerships.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectProduct-service system (PSS)en
dc.subjectSistema produto-serviçopt_BR
dc.subjectServitizaçãopt_BR
dc.subjectServitizationen
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectBusiness model innovationen
dc.titleInovação no modelo de negócios voltada à servitização : o caso de uma indústria de iluminaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001118005pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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