Oportunidades na cadeia produtiva alimentícia da castanha-do-pará no Brasil
Visualizar/abrir
Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este artigo objetivou identificar oportunidades de negócio a partir da observação das relações dentro da cadeia produtiva alimentícia da castanha-do-pará no Brasil. O método utilizado para a descoberta de oportunidades foi adaptado do estudo de Gruber e Shikida (2011). Para a aplicação do método foram levantadas informações secundárias sobre a cadeia da castanha-do-pará e entrevistados membros de uma empresa posicionada em seu elo de transformação. Puderam-se prospectar oportunidades de longo e ...
Este artigo objetivou identificar oportunidades de negócio a partir da observação das relações dentro da cadeia produtiva alimentícia da castanha-do-pará no Brasil. O método utilizado para a descoberta de oportunidades foi adaptado do estudo de Gruber e Shikida (2011). Para a aplicação do método foram levantadas informações secundárias sobre a cadeia da castanha-do-pará e entrevistados membros de uma empresa posicionada em seu elo de transformação. Puderam-se prospectar oportunidades de longo e curto prazo, tanto locais como nacionais, latentes em cada elo da cadeia, como a integração com diferentes cadeias sinérgicas a da castanha-do-pará, a eliminação do atravessador e a possibilidade de verticalização de atividades. Concluiu-se que a cadeia brasileira da castanha-do-pará ainda tem muito a desenvolver coletivamente e que empresas que souberem aproveitar as oportunidades apresentadas poderão gozar, no futuro, de uma posição privilegiada no mercado. ...
Abstract
This article aimed to identify business opportunities through the observation of the relations within the brazil nut food chain in Brazil. The method utilized for the discovery of opportunities was adapted from the study of Gruber and Shikida (2011). For the application of the method, secondary informations about the brazil nut commodity chain were raised and members of a company positioned at the transformation link were interviewed. The study was able to prospect opportunities of long and sho ...
This article aimed to identify business opportunities through the observation of the relations within the brazil nut food chain in Brazil. The method utilized for the discovery of opportunities was adapted from the study of Gruber and Shikida (2011). For the application of the method, secondary informations about the brazil nut commodity chain were raised and members of a company positioned at the transformation link were interviewed. The study was able to prospect opportunities of long and short term, both locally and nationally, latent in each link of the chain, such as the integration with different synergistic chains, the elimination of the intermediary and the possibility of activities verticalization. It was concluded that the brazil nut commodity chain in Brazil has yet much to develop collectively and that enterprises that are able to seize the opportunities presented by it may, in the future, come to a privileged market position. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia de Produção.
Coleções
-
TCC Engenharias (5855)
Este item está licenciado na Creative Commons License