Show simple item record

dc.contributor.advisorMacedo, José Rivairpt_BR
dc.contributor.authorLeão, Cleber Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2020-09-11T04:03:53Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213391pt_BR
dc.description.abstractEste estudo aborda a relação entre o conceito de branquitude e o processo de estruturação dos conteúdos curriculares de História, bem como a forma que os estudantes das turmas de 7º, 8º e 9º anos das escolas EEEF Otávio Mangabeira e EEEF Pedro Sirângelo compreendem e localizam o conceito de branquitude. Este conceito foi apresentado e analisado a partir de ferramentas didático pedagógicas utilizadas diariamente como o livro didático, das coleções adotados no período entre 2015 a 2019, assim como textos e imagens. Estas ferramentas foram utilizadas para a elaboração de sequências didáticas pedagógicas, a fim de localizar e identificar o conceito de branquitude e sua influência nas leituras que os estudantes estabelecem das relações raciais presentes na disciplina de História e através da Educação das Relações Étnico Raciais (ERER). Os dados deste estudo foram apresentados de forma quanti/qualitativas, com a finalidade de deixar demonstrado de forma direta e objetiva a compreensão dos estudantes sobre os elementos que estão presentes no conceito de branquitude. Problematizar o currículo de História e a ERER, a partir do conceito de branquitude, potencializou a discussão com os estudantes das questões raciais, tanto na disciplina de História, quanto na realidade diária dos estudantes pretos, pardos e brancos das escolas analisadas, produziu mudanças significativas nas abordagens diárias da temática racial, por parte desse professor-pesquisador e também em grande parte da comunidade escolar de ambas as escolas.pt_BR
dc.description.abstractThis study addresses the relationship between the concept of whiteness and the structuring process of the curricular contents of History, as well as the way that students in the 7th, 8th and 9th grade classes at EEEF schools Otávio Mangabeira and EEEF Pedro Sirângelo understand and locate the whiteness concept. This concept was presented and analyzed from pedagogical didactic tools used daily as the textbook, from the collections adopted in the period between 2015 to 2019, as well as texts and images. These tools were used for the elaboration of pedagogical didactic sequences, in order to locate and identify the concept of whiteness and its influence on the readings that students establish of the racial relations present in the discipline of History and through the Education of Ethnic Racial Relations (ERER) . The data of this study were presented in a quanti / qualitative way, with the purpose of showing the students' understanding of the elements that are present in the concept of whiteness directly and objectively. Questioning the History curriculum and the ERER, based on the concept of whiteness, enhanced the discussion with students of racial issues, both in the discipline of History and in the daily reality of black, brown and white students from the schools analyzed, produced significant changes in the daily approaches of the racial theme, by this teacher-researcher and also in a large part of the school community of both schools.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectWhitenessen
dc.subjectHistory teachingen
dc.subjectBranquitudept_BR
dc.subjectCurrículo escolarpt_BR
dc.subjectHistory curriculumen
dc.subjectEducation of ethnic racial relationsen
dc.subjectRelações étnicas e raciaispt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectTextbooken
dc.titleEntre o visível e o invisível : a branquitude e as relações raciais nos conteúdos curriculares de ensino de históriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coRosa, Marcus Vinícius de Freitaspt_BR
dc.identifier.nrb001117229pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Históriapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record