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dc.contributor.advisorPadrós, Enrique Serrapt_BR
dc.contributor.authorAlves, Clarissa de Lourdes Sommerpt_BR
dc.date.accessioned2010-04-28T04:16:13Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/21330pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar as políticas educacionais elaboradas pela ditadura civil-militar entre os anos de 1964 e 1974 para o livro didático. Percebendo que o livro didático fez parte de um extenso aparato ideológico imposto pelo governo ditatorial, procurou-se investigar de que forma se deram a censura, o controle, o incentivo e os objetivos da utilização desse instrumento pelo Estado. No intuito de compreender a atenção dedicada pelo Estado a este setor, analisaram-se os projetos, planos e programas governamentais para o livro didático, enfocando tanto a análise da legislação e de publicação oficiais, quanto de livros didáticos publicados no período e de entrevistas feitas com professores que lecionaram entre estes anos, para conhecer a relação dos educadores com o livro didático, buscando saber se existia o acesso a esses materiais; como ele se dava; e ainda se houve alguma mudança ao longo destes anos nesta área.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleA Ditadura Civil-militar no Brasil e as políticas educacionais para o livro didático (1964-1974)pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000736972pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2009pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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