A Ditadura Civil-militar no Brasil e as políticas educacionais para o livro didático (1964-1974)
View/ Open
Date
2009Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
O presente trabalho tem como objetivo analisar as políticas educacionais elaboradas pela ditadura civil-militar entre os anos de 1964 e 1974 para o livro didático. Percebendo que o livro didático fez parte de um extenso aparato ideológico imposto pelo governo ditatorial, procurou-se investigar de que forma se deram a censura, o controle, o incentivo e os objetivos da utilização desse instrumento pelo Estado. No intuito de compreender a atenção dedicada pelo Estado a este setor, analisaram-se os ...
O presente trabalho tem como objetivo analisar as políticas educacionais elaboradas pela ditadura civil-militar entre os anos de 1964 e 1974 para o livro didático. Percebendo que o livro didático fez parte de um extenso aparato ideológico imposto pelo governo ditatorial, procurou-se investigar de que forma se deram a censura, o controle, o incentivo e os objetivos da utilização desse instrumento pelo Estado. No intuito de compreender a atenção dedicada pelo Estado a este setor, analisaram-se os projetos, planos e programas governamentais para o livro didático, enfocando tanto a análise da legislação e de publicação oficiais, quanto de livros didáticos publicados no período e de entrevistas feitas com professores que lecionaram entre estes anos, para conhecer a relação dos educadores com o livro didático, buscando saber se existia o acesso a esses materiais; como ele se dava; e ainda se houve alguma mudança ao longo destes anos nesta área. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License