Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorWortmann, Maria Lúcia Castagnapt_BR
dc.contributor.authorMachado, Dimitrius Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2020-08-26T03:37:03Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/213054pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa tem como objetivo compreender a emergência de um modo de categorização do sujeito indisciplinado presente na discursividade da autoajuda que transborda, circula e interpela a Educação atualmente. Sem intentar analisar as práticas disciplinares ou mesmo buscar soluções para a indisciplina em sala de aula, invoca-se os Estudos Culturais e os estudos foucaultianos para examinar essa questão cada vez mais presente no mundo atual: a necessidade de saber governar a si mesmo de determinada maneira e como a literatura de autoajuda busca prescrever formas de solução nessa problemática do governamento de si e dos outros, bem como vem abordando o indisciplinado escolar. Busco dar especial importância ao processo e aos procedimentos metodológicos na construção deste estudo, tomando a artesania da pesquisa parte permanente da discussão. Focalizando quatro obras de Augusto Cury, tomadas como um ponto de circulação de discursividades presentes na questão central dessa pesquisa: a produção de regimes de verdade sobre o sistema escolar e a necessidade de sermos protagonistas de nossa própria história, superando dificuldades e transformando a si mesmo por meio da gestão e disciplinamento de si. Reconhece-se, a partir das análises conduzidas duas formas atuais de estratificar o indivíduo indisciplinado na escola: indisciplinado patológico e indisciplinado incompetente. Ressalto que de acordo com o decorrer da pesquisa, vi a necessidade, como me referi aqui, de um deslocamento do sujeito para o indivíduo como parte da analítica desenvolvida. O indisciplinado patológico é produzido diante de uma patologia social, principalmente um excesso de informação, que prejudica o pensamento dos estudantes, cabe à escola distribuir ferramentas para que cada aluno torne-se apto a fazer uma gestão da emoção do próprio Eu. Patologia social, cura educacional. O indisciplinado incompetente é um incapaz de aprender as habilidades e competências necessárias para competir e ter sucesso no seu projeto de vida. No seu futuro, todo o fracasso íntimo e profissional, suas angústias, suas doenças psicológicas, seu desemprego, a precaridade de sua vida terá apenas um responsável e culpado: ele mesmo.pt_BR
dc.description.abstractThis study aims to comprehend the emergence of a way of categorizing the undisciplined subject which can be found in the self-improvement discursivity that overflows, circulates and interpellates Education nowadays. With no attempt to analyse the disciplinary practices or even seek solutions to indiscipline in the classroom environment, Cultural and Foucauldian Studies are invoked to examine such current question: the need to know how to govern oneself in a certain way and how self-improvement literature seeks to prescribe ways of solving this problem of the government of self and others as well as how it has been approaching the undisciplined student. While building this research, special importance was given to its process and methodological procedures, discussing craft of research was permanent throughout this dissertation. Focusing on four pieces of work by Augusto Cury, taken as a point of discursivity circulation found in the central question of this research: the production of regimes of truth about the school system and the need of being protagonists of our own story, overcoming difficulties and transforming oneself through self-management and self-discipline. Based on the analyses conducted, two current ways of stratifying the undisciplined individual at school are recognized: pathological undisciplined and incompetent undisciplined. I emphasize that according to this research, I saw the need, as I’ve just mentioned, for a displacement from the subject to the individual as part of the analytics developed. The pathological undisciplined is produced due to a social pathology, mainly an excess of information, which impairs the students' thinking, it is up to the school to distribute tools so that each student becomes able to develop an emotion management of oneself. Social pathology, educational cure. The incompetent undisciplined is unable to learn the skills and competencies needed to compete and to succeed in their life plan. In their future, all the intimate and professional failure, anxieties, psychological illnesses, unemployment, the precariousness of their lives will have only and one responsible and culprit: themselves.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectUndisciplineden
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectDisciplinary practiceen
dc.subjectAutoajudapt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectSelf-improvement and Educationen
dc.subjectCultural studiesen
dc.subjectFoucauldian studiesen
dc.titleA categorização do indisciplinado na escola atual : uma análise a partir do transbordamento da literatura de autoajuda na educaçãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001117488pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem