Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSantos, Luís Henrique Sacchi dospt_BR
dc.contributor.authorAraujo, Leonardo Augusto Luvisonpt_BR
dc.date.accessioned2020-08-19T03:39:22Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212989pt_BR
dc.description.abstractOs desafios ao ensino de evolução são amplamente discutidos na literatura acadêmica. Tornar a evolução biológica um eixo central no ensino de biologia, tanto na educação básica quanto superior, é defendido por muitos pesquisadores da área. Esta pesquisa de doutorado compreende que uma abordagem integrada de evolução deve ser acompanhada de uma perspectiva pluralista do conhecimento evolutivo, uma vez que sem o pluralismo a biologia não consegue dar conta das explicações evolutivas complexas. Neste sentido, esta investigação pretende fazer um duplo movimento: apresentar uma análise histórica e filosófica sobre o pluralismo evolutivo e refletir sobre os desafios e as potencialidades de um ensino pluralista e integrado de evolução no contexto de uma atividade de formação continuada. O chamado Curso de Biologia Evolutiva na UFRGS - projeto de extensão voltado para a formação continuada de professores e biólogos - tem a participação de ministrantes oriundos de diferentes registros disciplinares. A inserção de discussões evolutivas provenientes de distintas disciplinas biológicas e de perspectivas das ciências humanas representa um estudo de caso importante para analisar e refletir sobre uma abordagem pluralista de ensino de evolução. Tal investigação será aprofundada na tese ao longo de três eixos: o primeiro eixo discute a questão do pluralismo no conhecimento evolutivo em suas dimensões históricas, filosóficas e científicas. Tomando o Curso de Biologia Evolutiva na UFRGS como um estudo de caso, o segundo eixo aborda os desafios e as potencialidades de um ensino pluralista de evolução. O terceiro eixo detalha o desenvolvimento, a validação e a análise de um questionário quali-quantitativo de pesquisa respondido pelos alunos que frequentam o referido curso.pt_BR
dc.description.abstractThe challenges of teaching evolution are widely discussed in the academic literature. An attempt to establish the centrality of evolution in biology teaching has been argued by many researchers. This research understands that a pluralistic perspective is essential when it comes to establishing the centrality of evolution in biology teaching. In this sense, this research aims to make a double movement: present a historical and philosophical analysis about evolutionary pluralism and to reflect on the challenges and potentialities of a pluralistic and integrated teaching of evolution in the context of a continuous formation. The so-called Evolutionary Biology Course at UFRGS - extension project aimed to teachers and biologists - has the participation of teachers from different academic disciplines. The insertion of evolutionary discussions from biological disciplines and perspectives of the humanities represents an important case study to analyze a pluralistic approach to teaching evolution. Such investigation will be reported in the thesis along three axes: the first axis discusses the question of pluralism in evolutionary knowledge in its historical, philosophical and scientific dimensions. The second axis addresses the challenges and potentialities of a pluralistic teaching of evolution in the Evolutionary Biology Course at UFRGS as a case study. The third axis details the development, validation and analysis of a qualitative and quantitative research questionnaire answered by the students who attend this course.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContinuing educationen
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectBiological evolutionfr
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEstudos culturaispt_BR
dc.subjectEvolutionary teachinen
dc.subjectHistory and philosophy of biologyen
dc.subjectCultural studies of scienceen
dc.titleDesafios de um ensino pluralista e integrado de evolução : análise de um curso de formação continuada para professores e biólogospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001117082pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem