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dc.contributor.advisorRocha, Alexandre da Silvapt_BR
dc.contributor.authorLeal, Paulo Robertopt_BR
dc.date.accessioned2020-08-19T03:39:14Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212977pt_BR
dc.description.abstractDurante a aplicação de uma Bucha de Proteção, com material G4, do Cordão de Arranque em uma Carcaça de Arranque de Roçadeiras, há a ocorrência de trincas, ocasionando danificação do Cordão de Arranque e posterior perda de sua função primária, ou seja, ligar o motor. A fim de evitar tal falha trinca, foi realizado o presente estudo, para determinar outro material com melhor comportamento e sem incidência de trincas. Para validar a hipótese de similaridade entre os materiais e também justificar a ausência de trincas, foi realizado o comparativo entre os materiais NBR 5007 – G4 RL e DIN EN 10139 – ST4 LG, através de seis ensaios: Análise Química, Microestrutura, Dureza, Tração Erichsen e Anisotropia. Como resultado, tem-se: maiores tamanhos de grão no material G4, maior dureza, menor ductilidade, do material e menor limite de escoamento (Rp0,2), potencializando o surgimento de trincas. Porém, sem diferenças significativas nos resultados nos ensaios Erichsen e Anisotropia, com valores próximos. Por fim os resultados melhores, dentro do que foi proposto, ou seja, não apresentar a incidência de trincas na Bucha, ficaram para o Material ST4. Isto valida a possibilidade de utilização do material ST4 sem incidência de trincas na aplicação de Bucha de Proteção.pt_BR
dc.description.abstractDuring the application of a Protection Bushing, with material G4, of the Starter Rope in a Brush Cutter Starter Cover, cracks appear, causing damage to the Starter Rope and subsequent loss of its primary function, in other words, the engine doesn’t start. In order to avoid failure crack, the present study was performed to determine another material with a better performance for this type of application, that is, no incidence of cracks. To validate the hypothesis of similarity between the materials and also avoid crack appearance, a comparison between the materials NBR 5007 - G4 RL and DIN EN 10139 - ST4 LG was carried out. The investigation involved: Chemical Analysis, Microstructure analysis, Hardness testing Tensile testing, Erichsen testing and determination of Anisotropy coefficient. It was found that the increased in grain sizes at the material G4, increased hardness, less ductility, of the material and lower yield limit value (Rp0.2) that leveraging the appearance of cracks. Nevertheless, Erichsen and Anisotropy results presented close values with no significant differences. Finally, tests revealed a positive result, within what was proposed, that is, not presenting crack occurrence in Bushing, were found in the ST4 material. This validated the possibility of applying the ST4 material without incidences of cracks for the manufacturing of the Protection Bushing.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAço-carbonopt_BR
dc.subjectLow carbon steelen
dc.subjectDrawingen
dc.subjectEstampagempt_BR
dc.subjectMateriais : Caracterizaçãopt_BR
dc.subjectProtection bushingen
dc.titleCaracterização dos materiais G4 e ST4 para estampagem de bucha de proteção de cordão de arranque para motores a combustãopt_BR
dc.title.alternativeCharacterization of G4 and ST4 materials for stamping of starter protection bushing for combustion engines abstract en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001117174pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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