Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRobaina, Jose Vicente Limapt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Mariane de Souzapt_BR
dc.date.accessioned2020-08-19T03:39:12Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212971pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação apresenta um levantamento do estudo do conhecimento referente aos 80 trabalhos publicados pelo PIBID/Química UFRGS, a partir do ano de 2009 até fevereiro de 2018. Busca-se caracterizar os principais recursos pedagógicos utilizados pelos bolsistas e, discutir as contribuições que o programa traz à formação inicial perante os olhos dos atores envolvidos. Ainda analisa-se quais os principais recursos pedagógicos apresentados em PIBID’s externos ao da UFRGS, através do estudo do conhecimento realizado no ENPEC 2013, 2015 e 2017, bem como na BDTD 2016, 2017 e 2018. Esta análise apresenta uma abordagem quali/quantitativa, com natureza de pesquisa aplicada, pautando os seus objetivos na análise descritiva/exploratória. Nota-se, a partir das categorizações, a grande predominância do recurso oficinas temáticas, frente aos demais, bem como a relevância e contribuições que os recursos apresentam na formação inicial, através do PIBID. Notam-se importantes falas de atores envolvidos, quanto a importância do programa por meio de suas ações, não encobrindo as suas limitações. Tem-se como medidas para as próximas investigações, compreender como está o trabalho e produção do PIBID/ Química UFRGS atualmente, após o novo edital de 2018.pt_BR
dc.description.abstractThis master thesis presents a survey of the study of knowledge in reference to the 80 works published by PIBID/Química UFRGS, from the year 2009 until February 2018. It seeks to characterize the main pedagogical resources used by the fellows and to discuss the contributions that the program brings to initial training in the eyes of the actors involved. It also analyzes the main pedagogical resources presented in external PIBID’s to that of UFRGS, through the study of knowledge carried out at ENPEC 2013, 2015 and 2017, as well as at BDTD 2016, 2017 and 2018. This analysis presents a qualitative/quantitative approach, with the nature of applied research, showing its objectives in the descriptive/exploratory analysis. It is noted, from the categorizations, the great predominance of thematic workshops resource, compared to the others, as well as the relevance and contributions that the resources present in the initial formation, through PIBID. Important statements by the actors involved are noted, regarding the importance of the program through its actions, not covering its limitations. Measures for the next investigations are to understand how the work and production of PIBID/Química UFRGS is currently, after the new announcement of 2018.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrograma Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Brasil)pt_BR
dc.subjectPIBIDen
dc.subjectEnsino de quimicapt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.subjectPedagogical resourcesen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectThematic workshopsen
dc.subjectStudy of knowledgeen
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titlePanorama dos recursos pedagógicos utilizados nas publicações do PIBID/Química UFRGS : perspectivas em relação à formação inicial pelos olhos dos atores envolvidospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001117112pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples