Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSilva, Marta Isaacsson de Souza ept_BR
dc.contributor.authorRodrigues, Lisinei Fátima Dieguezpt_BR
dc.date.accessioned2020-08-19T03:39:05Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212956pt_BR
dc.description.abstractEsta Tese apresenta o desenvolvimento de uma pesquisa inserida no campo de estudos dos processos formativos em Artes Cênicas na Educação Básica brasileira na contemporaneidade. A pesquisa originou-se a partir de observações empíricas realizadas no Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), quando se reconhecia que os estudantes manipulavam conteúdo textual, sonoro ou de imagem reivindicando o uso dos seus dispositivos tecnológicos também durante as aulas de teatro. A hipótese desta pesquisa se alicerçou, então, no entendimento de que poderia haver uma lacuna entre as práticas lúdicas do adolescente contemporâneo e o modo como a escola as considerava. O objetivo de investigar a construção da experiência teatral a partir do uso de dispositivos levou à elaboração de uma pesquisa-ação que se desenvolveu dentro de duas vertentes. A primeira, relacionada ao estudo de aspectos conceituais e artísticos, tratou das relações entre os sujeitos e as suas tecnologias. A segunda, de caráter empírico, foi a realização, em 2016, de dois experimentos pedagógicos em aulas de teatro para adolescentes do Colégio de Aplicação da UFRGS. A via teórica levou ao cruzamento de conceitos como nativo digital, cibercultura, pedagogia das artes cênicas na escola contemporânea e dispositivo intermedial, que passaram a operar no sentido de empreender práticas pedagógicas que poderiam ressignificar o teatro na escola no contexto investigado. Entre outros autores trabalhados, Michel Serres, Lucia Santaella, Pierre Lévy, Carminda André, Fernanda Areias de Oliveira, Marta Isaacsson de Souza e Silva, Arlindo Machado, Ludovic Fouquet e Kent Sjöström colaboraram para o aporte teórico da Tese. A concepção de que a cena teatral sempre esteve repleta de dispositivos e que esses dispositivos dialogam com as experimentações poéticas da cena contemporânea, dentro e fora dos muros da escola, foi uma das constatações levantadas. A temática desenvolvida na Tese não se esgotou. As práticas pedagógicas desenvolvidas puderam indicar um denso território ainda a percorrer no sentido de contemplar uma epistemologia para o teatro na escola que acolha a cena intermedial.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis presents the development of a research inserted in the field of studies of the formative processes in Performing Arts in Brazilian Basic Education in contemporaneity. The research originated from empirical observations made at the Laboratory School of the Federal University of Rio Grande do Sul (UFRGS), when it was recognized that students manipulated textual, sound or image content claiming the use of their technological devices also during Theater classes. The hypothesis of this research was based, then, on the understanding that there could be a gap between the playful practices of the contemporary adolescent and the way the school considered them. The objective of investigating the construction of the theatrical experience from the use of devices led to the elaboration of a research-action that was developed within two dimensions. The first, related to the study of conceptual and artistic aspects, dealt with the relationships between subjects and their technologies. The second, of an empirical character, was the realization of two pedagogical experiments in Theater classes for teenagers from the Laboratory School of UFRGS, held in 2016. The theoretical path led to the crossing of concepts such as digital native, cyberculture, pedagogy of the performing arts in the contemporary school and intermediate device, that started to operate in the sense of undertaking pedagogical practices that could give a new meaning to theater in the school in the investigated context. Among other authors, Michel Serres, Lucia Santaella, Pierre Lévy, Carminda André, Fernanda Areias de Oliveira, Marta Isaacsson, Arlindo Machado, Ludovic Fouquet, and Kent Sjöström collaborated for the theoretical support of the thesis. The conception that the theatrical scene has always been full of devices and that these devices dialogue with the poetic experimentation of the contemporary scene, inside and outside the school walls, was one of the findings raised. The theme developed in the Thesis has not been used up entirely. The pedagogical practices developed were able to indicate a dense territory still to be covered in order to contemplate an epistemology for the theater in the school that embraces the intermediate scene.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtes cênicaspt_BR
dc.subjectPedagogy of the performing artsen
dc.subjectTheatre at schoolen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectIntermediality in theatreen
dc.subjectTeatro na escolapt_BR
dc.subjectCybercultureen
dc.subjectIntermedialidade : Teatropt_BR
dc.subjectCiberculturapt_BR
dc.subjectTechnological devicesen
dc.titleA construção da experiência teatral na educação básica pela exploração de dispositivos tecnológicospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001116968pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem