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dc.contributor.advisorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.contributor.authorCoussirat, Roberta Santos da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2020-08-19T03:38:59Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212945pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação tem o objetivo de investigar as contribuições da metodologia de Ensino Híbrido, por meio da estratégia Rotação por Estações (RPE), para a aprendizagem de conceitos relacionados a radiações e radioatividade e algumas de suas aplicações. De acordo com Moran (2015), o Ensino Híbrido tem como proposta a utilização de diferentes recursos, tanto digitais (como vídeos e jogos online) quanto não digitais (offline), que são usados para a abordagem dos conceitos na estratégia RPE, buscando facilitar o processo de aprendizagem de cada estudante. O trabalho está estruturado sob a forma de composição de artigos, escritos ao longo do percurso. Os artigos abordam a elaboração de materiais didáticos específicos para trabalhar os conceitos de radiações e radioatividade na estratégia RPE; sua aplicação em sala de aula para turmas do primeiro ano do Ensino Médio regular em escolas públicas; sua aplicação para uma turma não seriada de estudantes de um espaço não-formal; e as impressões dos docentes das turmas participantes sobre a estratégia RPE. Adotou-se uma metodologia qualitativa, do tipo pesquisa-ação. Os materiais elaborados tiveram como principal embasamento teórico os pressupostos da aprendizagem significativa de Ausubel. A avaliação da apropriação dos conceitos estudados pelos educandos foi realizada por meio da elaboração de mapas conceituais, de acordo com a proposta de Novak (2010). Análise Textual Discursiva foi usada para análise das perspectivas dos docentes entrevistados sobre a estratégia RPE. Os resultados evidenciaram as seguintes contribuições da RPE: necessidade de elaborar materiais didáticos específicos para a aplicação da estratégia; aulas mais dinâmicas e interessantes, instigando o interesse dos estudantes em relação aos conceitos a serem estudados; mapas conceituais mostraram-se adequados para avaliação da ocorrência de aprendizagem significativa dos conceitos trabalhados; propicia ao educador o papel de mediador no processo de aprendizagem. Houve algumas dificuldades durante a aplicação da RPE, como a falta de tempo para a aplicação das atividades planejadas, a falta de internet e a dificuldade de acesso ao laboratório de informática para a realização das atividades digitais. Conclui-se que a estratégia desenvolve a criatividade docente nas suas práticas educativas, permite a identificação das dificuldades apresentadas pelos estudantes no momento em que está sendo aplicada e possibilita ao professor o papel de mediador no processo de ensino e aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractIn this dissertation, we analyze the contributions of the Hybrid Teaching methodology, by means of the Station-Rotation Strategy (SRS), towards the learning of radiation and radioactivity topics, and some of their uses. As per Moran’s ideas (2015), Hybrid Teaching proposes the use of different resources, either digital (like videos and online games) or not (offline), which are used to approach the concepts on the SRS, seeking to contemplate each student’s learning needs. This work presents the results of the qualitative methodology of action research, and is composed of articles written during the Master’s course. These articles address: the development of teaching materials used for working with the concepts of radiation and radioactivity in the SRS; its classroom application in the 1st year of high school in public schools; its application to a non-serialized class of students in a non-formal teaching space; and the feedback of the participating teachers about SRS. The elaborated materials’ main theoretical basis is Ausubel's meaningful learning theory. The assessment of the students’ appropriation of the concepts was through the elaboration of Concept Maps, according to Novak's proposal (2010). The interviewed teachers’ feedback about the SRS was analyzed through Discursive Textual Analysis. The results show the following SRS contributions: the need for didactic materials specifically elaborated for the SRS; more interesting and dynamic classes, which instigate students’ interest towards the studied topics; concept maps were adequate for the evaluation of the meaningful learning of the concepts that were studied; allows the teacher to be the mediator in the learning process. There were some difficulties during the SRS development, such as lack of time to develop the planed activities, lack of internet access and computer lab access to develop the digital activities. We conclude that the use of the StationRotation Strategy develops teachers’ creativity towards their teaching, allows the identification of the students’ difficulties in the moment they appear, and allows the teacher to have a mediator role in the teaching and learning process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRadiationen
dc.subjectEnsino híbridopt_BR
dc.subjectRadioactivityen
dc.subjectRadioatividadept_BR
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectStation-rotation strategyen
dc.subjectHybrid teachingen
dc.titleRotação por estações como estratégia para o ensino de radiações e radioatividade para estudantes de ensino médiopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001117124pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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