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dc.contributor.advisorGalante, Renata de Matospt_BR
dc.contributor.authorPereira, Eduardo Gonçalvespt_BR
dc.date.accessioned2020-08-14T03:40:29Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212905pt_BR
dc.description.abstractNo mercado de produtos de software, os métodos tradicionais de desenvolvimento vêm sendo substituídos pelas metodologias ágeis. Ainda existe, porém, uma lacuna entre o produto que é entregue e o que os usuários finais consideram como satisfatório. Os métodos de Design Thinking possibilitam refinar os requisitos de um projeto a partir de uma mentalidade centrada nas necessidades e desejos do usuário final. Neste trabalho, foram realizadas todas as etapas do método da Stanford D-School, incluindo a realização de experimentos com usuários, a fim de validar os resultados obtidos. Além disso, exemplificou-se a utilização de tais resultados e seus benefícios em um processo de desenvolvimento Scrum. Os experimentos mostram que os protótipos gerados a partir dos conhecimentos adquiridos durante o processo de Design Thinking foram classificados como sendo fáceis ou muito fáceis de serem utilizados, indicando o desenvolvimento de uma solução que efetivamente atinge as necessidades do usuário.pt_BR
dc.description.abstractIn the software product market, traditional development methods have been replaced by agile methodologies. However, there is still a gap between the product that is delivered and what end users find satisfactory. Design Thinking methods make it possible to refine a project’s requirements from a mindset centered on the end user’s needs and wants. In this work, all steps of the Stanford D-School’s method were performed, including experiments with users, in order to validate the results obtained. In addition, the use of such results and their benefits in a Scrum development process were exemplified. The experiments show that the prototypes generated from the knowledge acquired during the Design Thinking process were classified as easy or very easy to use, indicating the development of a solution that effectively meets the user’s needs.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMobile Applicationen
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.subjectDesign Thinkingen
dc.subjectScrumen
dc.subjectDesignen
dc.subjectRequirements analysisen
dc.titleAplicação de design thinking para definição de requisitos de um aplicativo móvel para controle nutricionalpt_BR
dc.title.alternativeApplication of design thinking for a nutrition control mobile applications’ requirements definition en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116921pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Informáticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationCiência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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