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dc.contributor.advisorBasso, Marcus Vinicius de Azevedopt_BR
dc.contributor.authorLima, Lucas Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2020-08-12T03:35:54Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212850pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho analisou uma atividade realizada com uma turma do primeiro ano do Ensino Médio em uma escola da rede estadual de ensino de Porto Alegre que utilizou um Objeto Digital de Aprendizagem (ODA) de produção própria no formato de um jogo para o ensino de funções. A questão central trabalhada é quais seriam os impactos de um jogo focado no ensino de funções no aprendizado. Além disso, também foram analisados os processos de criação de um jogo de uso focado no ensino que seja engajador para os alunos. Para a aplicação da atividade foram utilizadas as ideias de Papert sobre micromundos, que também foram utilizadas na análise de dados juntamente com o conceito de esquema de Vergnaud. A utilização do jogo mostrou aspectos positivos em sala, pois permite ao aluno possibilidade de explorar, interagir e pensar sobre o conteúdo de maneira que não é possível sem o auxílio da tecnologia. Foi constatado também que o processo de criação de um jogo, embora seja possível de ser realizado por um único indivíduo, é extremamente complexo, sendo necessário planejamento não só para o seu desenvolvimento inicial, mas para a sua contínua atualização.pt_BR
dc.description.abstractThis work analysed a activity realized in a Porto Alegre's public school. It utilized a digital learning object (DLO) in the format of a digital game focused in the teaching of functions. The central question analysed what would be the impacts of a game focused in the teaching of functions in the learning process. Besides that, the process of creating a game focused in teaching that was engaging to the students. For the application of the activity the ideas of Paperts' microworlds were used. These ideas were also used in the analysis of the data, alongside Vergnaud's concept of scheme. The utilization of games showed positive aspects in the classroom, garanting the student the ability to explore, interact and think about the concepts in a way that is not possible without the use of technology. Was also verified that the process of creating a game, besides being possible to be made by one individual, is extremely complex, being necessary planning not only for its initial use, but for its constant update.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectObjeto de aprendizagempt_BR
dc.subjectFuncoes : Matematicapt_BR
dc.subjectJogos matemáticos : Educação matemática : Ensino : Sala de aula : Atividadespt_BR
dc.titleJogos digitais na aprendizagem de funções : um estudo usando o objeto digital Vila Funçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116447pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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