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dc.contributor.authorBandeira, Denise Lindstrompt_BR
dc.contributor.authorBecker, Joao Luizpt_BR
dc.contributor.authorBorenstein, Denispt_BR
dc.date.accessioned2010-04-27T04:17:00Zpt_BR
dc.date.issued2008pt_BR
dc.identifier.issn0103-6513pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/21284pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta um modelo de rede integrado combinando realocação de contêineres vazios e operações de transbordo de contêineres cheios e vazios, visando auxiliar gestores no tratamento do desequilíbrio normalmente existente entre quantidades de contêineres de exportação e de importação. Na rede, os nós representam clientes, companhias de leasing, portos e depósitos em terra; os arcos representam rotas de transporte. O modelo matemático subjacente opera em estágios. Primeiro, a demanda de contêineres vazios é ajustada, considerando suprimentos e demandas globais. A seguir, um modelo de transbordo determina a solução de mínimo custo, utilizando programação linear. Os roteiros de transporte são registrados e controlados dinamicamente, repetindo os estágios ciclicamente, para um dado horizonte de tempo. O modelo é fl exível, permitindo a confi guração de vários parâmetros. Um sistema de simulação foi implementado utilizando parâmetros gerados aleatoriamente, a fi m de avaliar a complexidade do modelo, testar diferentes soluções e verifi car a formulação matemática.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents an integrated network model combining empty containers assignment, and empty and full containers transhipment operations, aiming to help managers to deal with the typically unbalanced trading export and import containers. In the network, nodes represent customers, leasing companies, harbors and warehouses; while arcs represent transportation routes. The underlying mathematical model operates in stages. First, the demand for empty containers is adjusted, considering global customers supplies and demands. Next, a transhipment model determines the minimal cost solution, using linear programming. The transportation routes are registered and dynamically controlled, cycling through the stages, for a given time horizon. The model is fl exible, allowing several parameters to be confi gured. A simulation system was implemented using randomly generated parameters, to evaluate the model’s complexity, to test different solutions, and to verify the mathematical formulation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofProdução. São Paulo. Vol. 18, n. 3 (set./dez. 2008), p. 452-468pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContêinerespt_BR
dc.subjectContainers distributionen
dc.subjectTransportationen
dc.subjectTransportept_BR
dc.subjectSistema de apoio à decisãopt_BR
dc.subjectLinear programmingen
dc.subjectHeuristicsen
dc.subjectProgramação linearpt_BR
dc.subjectDecision support systeen
dc.titleSistema para distribuição integrada de contêineres cheios e vaziospt_BR
dc.title.alternativeAn empty and full containers integrated distribution system en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000685090pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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