Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorDalla Vecchia, Rodrigopt_BR
dc.contributor.authorCunha, Guilherme Bernardino dapt_BR
dc.date.accessioned2020-08-12T03:35:54Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212848pt_BR
dc.description.abstractEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como fim investigar como a criação de jogos por meio do Scratch influencia o aprendizado das quatro operações básicas da matemática. As atividades práticas foram realizadas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, no laboratório de informática de uma escola técnica estadual, situada na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Com uma pesquisa qualitativa, suportada pelo Construcionismo de Seymour Papert (1994), tendo como foco a criação de jogos, analisamos os erros dentro dos dados de acordo com ideias de Helena Cury (2008). Notamos que a criação de jogos desperta um interesse sobre o conteúdo e percebemos que os erros escondem outros conhecimentos, erros que podem ser utilizados para novos ensinamentos.pt_BR
dc.description.abstractThis Course Conclusion Paper is designed to investigate how game creation by using Scratch influences the learning of the four basic mathematical operations. The practical activities were carried out with first year high school students, in the computer lab of a state technical school, located in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. With a qualitative research, supported by Seymour Papert's Constructionism (1994), focusing on the creation of games, we analyze the errors within the data according to ideas of Helena Cury (2008). We note that game design arouses an interest in the subject and we realize that mistakes hide other knowledge, errors that can be used for new teachings.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatematica elementarpt_BR
dc.subjectAnálise de errospt_BR
dc.subjectJogos matemáticos : Educação matemática : Ensino : Sala de aula : Atividadespt_BR
dc.titleUm estudo sobre operações básicas por meio do Scratchpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116435pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples