Um estudo sobre operações básicas por meio do Scratch
Fecha
2019Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como fim investigar como a criação de jogos por meio do Scratch influencia o aprendizado das quatro operações básicas da matemática. As atividades práticas foram realizadas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, no laboratório de informática de uma escola técnica estadual, situada na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Com uma pesquisa qualitativa, suportada pelo Construcionismo de Seymour Papert (1994), tendo como foco a criação de jogos, ana ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como fim investigar como a criação de jogos por meio do Scratch influencia o aprendizado das quatro operações básicas da matemática. As atividades práticas foram realizadas com alunos do primeiro ano do Ensino Médio, no laboratório de informática de uma escola técnica estadual, situada na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Com uma pesquisa qualitativa, suportada pelo Construcionismo de Seymour Papert (1994), tendo como foco a criação de jogos, analisamos os erros dentro dos dados de acordo com ideias de Helena Cury (2008). Notamos que a criação de jogos desperta um interesse sobre o conteúdo e percebemos que os erros escondem outros conhecimentos, erros que podem ser utilizados para novos ensinamentos. ...
Abstract
This Course Conclusion Paper is designed to investigate how game creation by using Scratch influences the learning of the four basic mathematical operations. The practical activities were carried out with first year high school students, in the computer lab of a state technical school, located in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. With a qualitative research, supported by Seymour Papert's Constructionism (1994), focusing on the creation of games, we analyze the errors within the data ...
This Course Conclusion Paper is designed to investigate how game creation by using Scratch influences the learning of the four basic mathematical operations. The practical activities were carried out with first year high school students, in the computer lab of a state technical school, located in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. With a qualitative research, supported by Seymour Papert's Constructionism (1994), focusing on the creation of games, we analyze the errors within the data according to ideas of Helena Cury (2008). We note that game design arouses an interest in the subject and we realize that mistakes hide other knowledge, errors that can be used for new teachings. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Matemática e Estatística. Curso de Matemática: Licenciatura.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (36649)Tesinas Matemática (389)
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