Show simple item record

dc.contributor.advisorSilva, Rodrigo Sychocki dapt_BR
dc.contributor.authorAzeredo, Nathália de Barcellos Pinheiropt_BR
dc.date.accessioned2020-08-12T03:35:40Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212824pt_BR
dc.description.abstractEsta pesquisa apresenta um estudo sobre o uso de jogos lógicos nas aulas de Matemática, com o propósito de analisar como a utilização desse recurso pode ser significativa no desenvolvimento da concentração, percepção, agilidade, estratégias e raciocínio lógico. Deste modo o presente trabalhado baseia-se em uma pesquisa qualitativa, buscando compreender de forma teórica como os jogos matemáticos, de caráter estratégicos, possibilitam e auxiliam no aprendizado dos alunos. O meio teórico baseou-se por meio de revisões bibliográficas em livros, artigos e dissertações. A pesquisa foi realizada em duas instituições de ensino da rede estadual do Rio Grande do Sul, com alunos de 7º e 8º ano do Ensino Fundamental. A proposta, idêntica nos dois cenários, consistia de uma sequência de quatro jogos. A análise dos dados foi feita utilizando a transcrição de áudios dos encontros juntamente dos questionários aplicados a cada jogo. Por meio da análise foi possível notar o progresso dos alunos quanto a construção de pensamentos bem como os benefícios que os jogos trazem para o desenvolvimento cognitivo dos alunos.pt_BR
dc.description.abstractThis research presents a study about the use of logical games in mathematics classes, with the purpose of analyzing how the use of this resource can be significant in the development of concentration, perception, agility, strategies and logical reasoning. Thus the present work is based on a qualitative research, seeking to understand theoretically how the mathematical games, strategic character, enable and help students learning. The theoretical medium was based on bibliographic reviews in books, articles and dissertations. The research was conducted in two educational institutions of Rio Grande do Sul state network, with students from 7th and 8th grade of elementary school. The proposal, identical in both scenarios, consisted of a sequence of four games. Data analysis was performed using the transcription of meeting audios along with the questionnaires applied to each game. Through the analysis it was possible to notice the progress of the students in the construction of thoughts as well as the benefits that the games bring to the cognitive development of the students.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectJogos matemáticos : Educação matemática : Ensino : Sala de aula : Atividadespt_BR
dc.subjectRaciocínio lógicopt_BR
dc.titleConstrução do pensamento matemático por meio de jogospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001116483pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Matemática e Estatísticapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.graduationMatemática: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record