O design de informação a serviço da saúde pública : criação e validação de material gráfico para estimular pacientes do SUS a realizarem o exame de papanicolaou
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Date
2020Type
Abstract in Portuguese (Brasil)
A parcela de mulheres vítimas do câncer do colo do útero no Brasil ainda é considerada elevada, visto que este carcinoma, cuja origem está ligada a lesões causadas pelo Papilomavírus Humano (hpv), apresenta grande probabilidade de tratamento quando diagnosticado nos estágios iniciais da doença. A diminuição na mortalidade está associada tanto a uma maior adesão à vacina preventiva contra o hpv, quanto à ampliação na cobertura do exame preventivo do câncer do colo do útero, o Papanicolaou. São n ...
A parcela de mulheres vítimas do câncer do colo do útero no Brasil ainda é considerada elevada, visto que este carcinoma, cuja origem está ligada a lesões causadas pelo Papilomavírus Humano (hpv), apresenta grande probabilidade de tratamento quando diagnosticado nos estágios iniciais da doença. A diminuição na mortalidade está associada tanto a uma maior adesão à vacina preventiva contra o hpv, quanto à ampliação na cobertura do exame preventivo do câncer do colo do útero, o Papanicolaou. São necessárias, portanto, medidas que incentivem as mulheres a buscarem estes serviços preventivos espontaneamente. Dessa forma, utilizando o Human-Centered Design (hcd) e o Design Thinking para identificar as necessidades de especialistas e pacientes, este trabalho tem como objetivo criar e validar um material gráfico para instruir a população sobre o câncer do colo do útero e o hpv e mostrar a importância dos exames preventivos. Este material foi desenvolvido com base em revisão bibliográfica e em entrevistas semiestruturadas realizadas com especialistas e pacientes do grupo de risco. O material gráfico foi impresso na forma de um folheto e a validação foi realizada com o público-alvo por meio do Índice de Validade de Conteúdo (ivc). Os resultados indicaram que as informações inseridas são efetivas e consideradas importantes pelas avaliadoras, podendo servir de base para a criação de campanhas virtuais ou ações presenciais. No que tange ao projeto gráfico, as avaliadoras consideraram-no aprazível. ...
In
Nunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 334-349
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