O uso do SARP em crianças pré-escolares : adaptação do protocolo Meu Amigo de Papel
Fecha
2016Autor
Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
O Sistema de Avaliação do Relacionamento Parental (SARP), instrumento de autoria de Lago e Bandeira (2013), não possui estudos que o tornem recomendável para crianças menores de cinco anos. O objetivo deste estudo foi desenvolver um protocolo para crianças entre três e cinco anos e que sirva, bem como o protocolo infantil Meu Amigo de Papel, como instrumento de análise do relacionamento parental sob a ótica da criança, auxiliando o profissional a preencher a Escala SARP, componente do instrumen ...
O Sistema de Avaliação do Relacionamento Parental (SARP), instrumento de autoria de Lago e Bandeira (2013), não possui estudos que o tornem recomendável para crianças menores de cinco anos. O objetivo deste estudo foi desenvolver um protocolo para crianças entre três e cinco anos e que sirva, bem como o protocolo infantil Meu Amigo de Papel, como instrumento de análise do relacionamento parental sob a ótica da criança, auxiliando o profissional a preencher a Escala SARP, componente do instrumento. Nesta adaptação, foi desenvolvido o Roteiro Semi-dirigido da Atividade Meu Amigo de Brinquedo. Três crianças participaram do estudo pré-piloto e três famílias do estudo piloto, além de três juízes para avaliar aspectos formais, estruturais e teóricos do instrumento. A conclusão é que o Meu Amigo de Brinquedo auxilia o profissional no preenchimento da Escala SARP. ...
Abstract
The Evaluation System of the Parental Relationship (SARP), tool created by Bandeira and Lago (2014), does not have studies that make it recommended for children under five years old. The objective of this study was to develop a protocol for children between three and five years and that serves, as well as the child protocol My Paper Friend, as an analytical tool of the parental relationship in the child's perspective, assisting the professional to fill the SARP Scale, part of the instrument. In ...
The Evaluation System of the Parental Relationship (SARP), tool created by Bandeira and Lago (2014), does not have studies that make it recommended for children under five years old. The objective of this study was to develop a protocol for children between three and five years and that serves, as well as the child protocol My Paper Friend, as an analytical tool of the parental relationship in the child's perspective, assisting the professional to fill the SARP Scale, part of the instrument. In this adaptation, it was developed the Semi-driven protocol of the activity My Toy Friend. Three children participated in the pre-pilot study and three families in the pilot study, in addition to three judges to evaluate the formal, structural and theoretical aspects of the instrument. The conclusion is that My Toy Friend helps the professional to fill the SARP Scale. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
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