Repertório violinístico no Conservatório de Música de Pelotas, de 1919 a 1959
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Data
2011Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar o repertório valorizado na formação de alunos e nos recitais de violinistas que tocaram no Conservatório de Música de Pelotas, de 1919 a 1959, tendo como fonte os programas de recitais do arquivo histórico da instituição. O recorte das datas deve-se ao fato de 1919 ter sido o ano da criação do curso de violino no Conservatório e 1959 o ano de término das atividades da professora Olga Fossati. Para tanto, foi realizada a coleta e digitalização dos ...
O presente trabalho tem por objetivo investigar o repertório valorizado na formação de alunos e nos recitais de violinistas que tocaram no Conservatório de Música de Pelotas, de 1919 a 1959, tendo como fonte os programas de recitais do arquivo histórico da instituição. O recorte das datas deve-se ao fato de 1919 ter sido o ano da criação do curso de violino no Conservatório e 1959 o ano de término das atividades da professora Olga Fossati. Para tanto, foi realizada a coleta e digitalização dos programas, e a sistematização dos dados em tabelas, para posteriores inferências e comparações, tendo-se como referencial metodológico a publicação El pianismo en la ciudad de Pelotas, de 1918 a 1968, de Isabel Nogueira (2003). O repertório executado por violinistas foi investigado em comparação às observações de Carl Flesch (1931), Leopold Auer (1921), e Jacques Thibaud (1919), sobre repertório violinístico. O repertório dos alunos foi comparado ao dos violinistas profissionais, e em relação às considerações dos autores, sobre o repertório na formação do aluno. Foi possível constatar, de modo geral, uma grande valorização das pequenas formas, com ênfase no virtuosismo e no caráter solo do violino no recital. Os recortes por datas, no entanto, revelaram uma mudança na valorização dos gêneros, segundo a qual as grandes formas, especialmente a sonata com piano, passaram a ter preferência sobre as pequenas formas e a música de caráter solo, em concordância com a proposta de Flesch, quanto à revitalização das grandes formas e à inclusão de música de câmara no recital de violino. ...
Abstract
This essay proposes an investigation on the violin repertoire performed in students presentations and professional violinists’ recitals at the Music Conservatory of Pelotas, from 1919 to 1959, based on the concert programs from the historical archive. The delimitation of dates is based on the fact that 1919 was the year of the creation of the violin course at the Conservatory, and 1959, the year of the retirement of Professor Olga Fossati. For this, the concert programs were collected and scann ...
This essay proposes an investigation on the violin repertoire performed in students presentations and professional violinists’ recitals at the Music Conservatory of Pelotas, from 1919 to 1959, based on the concert programs from the historical archive. The delimitation of dates is based on the fact that 1919 was the year of the creation of the violin course at the Conservatory, and 1959, the year of the retirement of Professor Olga Fossati. For this, the concert programs were collected and scanned, as well as data systematizations, for inferences and comparisons, with basis on the publication of El pianismo en la ciudad de Pelotas, de 1918 a 1968, by Isabel Nogueira (2003). The repertoire performed by violinists was studied in comparison with the observations by Carl Flesch (1931), Leopold Auer (1921), and Jacques Thibaud, about violin repertoire. The students’ repertoire was compared with the professional violinists’, and in relation with the author’s considerations about the repertoire in the student formation. It was possible to verify a great valorization of the small forms, with emphasis on virtuosity and the solo character of the violin in the recitals. The sectional delimitations by dates, however, reveal a change in the genre valorization, with the large forms, especially the sonata with piano, taking preference, instead of the small forms, in agreement with Flesch’s proposition about the revitalization of the large forms in the violin recital. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Coleções
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Linguística, Letras e Artes (2855)Música (408)
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