Mostrar registro simples

dc.contributor.authorFraga, Paula Görgen Radicipt_BR
dc.contributor.authorBernardes, Mauricio Moreira e Silvapt_BR
dc.date.accessioned2020-08-05T03:38:18Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212605pt_BR
dc.description.abstractO empreendedorismo é um dos mais populares temas pesquisados e debatidos na sociedade. Essa perspectiva sobre o assunto propicia a criação de novas áreas de estudo e conecta o tema a outras disciplinas, entre elas o design. Quando se constrói a ponte de análise empreendedorismo-design, constata-se que ambos estão interessados na concepção e implementação de soluções para problemas, alavancando e coordenando recursos sob condições de incerteza. Entretanto, os designers empreendedores estabelecem um negócio de maneira diferente da tradicional, criando algo que os representa, mas geralmente sem possuir estudos de mercado ou planos de estrutura operacional. Como consequência, os riscos relacionados ao sucesso do negócio aumentam. O ensino do empreendedorismo vinculado ao design poderia minimizar o impacto negativo deste risco, potencializando a manutenção destes negócios no mercado. O presente estudo visa elucidar as correlações entre o empreendedorismo, o design e o ensino empreendedor. Objetiva-se, com isso, salientar a importância da inserção do ensino empreendedor na formação dos designers, para que estes possam ter maiores chances de serem bem sucedidos no mercado. Para tanto, realizou-se uma revisão teórica da literatura, cujo resultado possibilitou a identificação de que as mudanças no mercado estão gerando novas demandas, destacando a obsolescência das abordagens tradicionais de ensino. Há a necessidade de que os alunos tenham a oportunidade de vivenciar experiências práticas que simulem os desafios do mercado. Essa constatação ressalta a importância da integração do conhecimento do design em formas de pensamento interdisciplinares que proporcionem a oportunidade de desenvolvimento de novas disciplinas que venham a romper com os paradigmas tradicionais de ensino.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofNunez, Gustavo Javier Zani; Oliveira, Geísa Gaiger de (Orgs.). Design em pesquisa : vol 3. Porto Alegre : Marcavisual, 2020. p. 91-109pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectDesignerpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleEducação para o empreendedorismo no designpt_BR
dc.typeCapítulo de livropt_BR
dc.identifier.nrb001116647pt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples