Torcida ao microfone: as jornadas esportivas da Grêmio Rádio Umbro e da Rádio Colorada
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
Este trabalho tem o propósito de analisar e comparar as transmissões esportivas da Grêmio Rádio Umbro e da Rádio Colorada afim de identificar o formato e conteúdo que caracterizam o modelo de transmissão torcedor empregado nessas emissoras. Para tanto, acompanha-se pes-soalmente três jornadas esportivas de cada rádio em jogos de Porto Alegre e analisa-se as gra-vações disponibilizadas nos canais oficiais dos clubes no YouTube. A metodologia empregada é a análise de conteúdo (BARDIN, 2010) e com ...
Este trabalho tem o propósito de analisar e comparar as transmissões esportivas da Grêmio Rádio Umbro e da Rádio Colorada afim de identificar o formato e conteúdo que caracterizam o modelo de transmissão torcedor empregado nessas emissoras. Para tanto, acompanha-se pes-soalmente três jornadas esportivas de cada rádio em jogos de Porto Alegre e analisa-se as gra-vações disponibilizadas nos canais oficiais dos clubes no YouTube. A metodologia empregada é a análise de conteúdo (BARDIN, 2010) e comparativa (SCHNEIDER; SCHMITT, 1998), além do newsmaking (WOLF, 2008) e observação participante (PERUZZO, 2006). O referen-cial teórico adotado é a economia política da comunicação nas definições de Mosco (1998), Fonseca (2007) e Matterlart e Mattelart (1997). Os conceitos de jornada esportiva (FERRA-RETTO, 2014), multiplicidade da oferta (BRITTOS, 2002), rádio expandido (KISCHI-NHEVSKI, 2016), rádio hipermidiático (LOPEZ, 2010), cultura participativa (JENKINS, 2008), e valor-notícia (TRAQUINA, 2013) orientam a análise proposta. Conclui-se que as transmissões em questão são marcadas por exageros, frases de incentivo ao clube, torcida e jogadores, conotações, apelidos à atletas e, em menor proporção, referências à momentos vito-riosos da história do clube e provocações à equipe rival da cidade. O distanciamento crítico, fator que dá à transmissão o caráter jornalístico, é condicionado ao contexto da partida favorável ou não ao clube proprietário da emissora. ...
Abstract
This work has the purpose of analyzing and comparing the sports broadcasts of Grêmio Rádio Umbro and Rádio Colorada in order to identify the format and content that characterize the fan transmission model used in these broadcasters. To this end, three sportscasts from each game radio in Porto Alegre are personally followed and the recordings made available on the official YouTube channels are analyzed. The methodology employed is content analysis (BARDIN, 2010) and comparative (SCHNEIDER; SCHMI ...
This work has the purpose of analyzing and comparing the sports broadcasts of Grêmio Rádio Umbro and Rádio Colorada in order to identify the format and content that characterize the fan transmission model used in these broadcasters. To this end, three sportscasts from each game radio in Porto Alegre are personally followed and the recordings made available on the official YouTube channels are analyzed. The methodology employed is content analysis (BARDIN, 2010) and comparative (SCHNEIDER; SCHMITT, 1998), in addition to newsmaking (WOLF, 2008) and participant observation (PERUZZO, 2006). The theoretical framework adopted is the political economy of communication in the definitions of Mosco (1998), Fonseca (2007) and Matterlart and Mattelart (1997). The concepts of sportscasts (FERRARETTO, 2014), mul-tiplicity of supply (BRITTOS, 2002), expanded radio (KIS-CHINHEVSKI, 2016), hypermedia radio (LOPEZ, 2010), participatory culture (JENKINS, 2008), and news value (TRAQUINA, 2013) guide the proposed analysis. It can be concluded that the broadcasts in question are marked by exaggerations, phrases of encouragement to the club, fans and players, connotations, nicknames to athletes and, to a lesser extent, references to victorious moments in the club's history and provocations to the rival city team. Critical distancing, a factor that gives the trans-mission the journalistic character, is conditioned to the context of the match favorable or not to the club owner of the station. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License
