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dc.contributor.advisorDel Ben, Luciana Martapt_BR
dc.contributor.authorPereira, Joana Lopespt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T03:41:45Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212501pt_BR
dc.description.abstractEsta tese teve como objetivo geral compreender como diferentes formas de mediar relações com música, de diferentes profissionais, contribuem para o projeto formativo de crianças em uma escola de educação infantil. Os pressupostos que orientaram este trabalho tomam como base as ideias de infância de Walter Kohan, de educação de Gert Biesta e de música de Wayne Bowman, bem como trabalhos acadêmicos sobre educação infantil. A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de caso, sendo as técnicas utilizadas a análise de documentos, a entrevista semiestruturada e a roda de conversa. O contexto investigado foi uma escola de educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre (RS). Colaboraram com a pesquisa nove profissionais que atuavam na escola e que ocupavam diferentes cargos: vice-diretora, coordenadora pedagógica, professora unidocente, professora de educação física e monitora. Os capítulos de análise foram estruturados nas seguintes macrocategorias: os inícios da escola, das colaboradoras, das crianças e suas relações com música; o encontro entre profissionais; e os modos de mediar as relações com música na escola e seu potencial formativo. Os resultados mostram que na escola os inícios das diferentes profissionais promovem um encontro e que as diferentes profissionais que se encontram na escola medeiam as relações com música de formas distintas. Os resultados evidenciam que o projeto formativo particulariza a escola, uma escola específica, e direciona os campos de conhecimento para um objetivo comum: a educação das crianças que introduziram seus inícios nessa instituição. A música – como um desses campos de conhecimento – funciona como dispositivo de formação das crianças. As relações dessas crianças com música as auxiliam a adquirirem as habilidades, disposições e sensibilidades para as quais se propõe o projeto formativo, sendo uma das maneiras pelas quais as diferentes profissionais colocam as crianças em contato com o mundo, o que possibilita que as crianças se aproximem de formas de usar a linguagem musical e que se formem através das relações que estabelecem com a música. Esta pesquisa, que buscou compreender as percepções de professoras unidocentes e monitoras sobre as práticas de linguagem musical na educação infantil a partir de sua outridade, sugere uma outra perspectiva acerca das relações com música de diferentes profissionais no contexto da educação infantil, relacionada ao projeto formativo e às finalidades dessa etapa da educação básica.pt_BR
dc.description.abstractThe main goal of the present thesis was to understand how different professionals' various modes of mediating relationships with music contribute to the formative project of children in an early childhood school. The assumptions that guided this work are based on Walter Kohan's ideas on childhood, Gert Biesta's on education, and Wayne Bowman's on music, as well as on academic research on early childhood education. The research strategy adopted was the case study and the techniques used were document analysis, semistructured interviews, and conversation groups. The research took place in an early childhood school of the Municipal Education Network in the city of Porto Alegre (RS), Brazil. Nine professionals who worked at the school collaborated with the research. They held different positions at the school: vice-principal, pedagogical coordinator, generalist teacher, physical education teacher, and teacher assistant. The analysis chapters were structured using the following macro-categories: the school's, the collaborators', and the children's beginnings and their relationships with music; the encounter between professionals; and the forms of mediating relationships with music at school and their formative potential. Results show that, at school, different professionals’ beginnings promote an encounter and that different professionals mediate relationships with music differently. Also, it became evident how the formative project particularizes the school, i.e. makes it a particular school and leads the various fields of knowledge towards a common objective: the education of children whose beginnings were taking place in that institution. Music – one of these fields of knowledge – operates as a formative device for children. Children’s relationships with music help them in acquiring the skills, dispositions, and sensitivities for which the formative project is proposed. Moreover, it becomes one of the many ways different professionals put children in contact with the world, allowing the children to be more familiar with ways of using musical language and to grow through the relationships they establish with it. This research, which sought to understand the perceptions of generalist teachers and teacher assistants on musical language practices in early childhood education, brings another perspective on the relationships different professionals establish with music in the context of early childhood education, particularly as it relates to the formative project and the purposes of this stage of basic education.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectMusic in early childhood schoolen
dc.subjectEducação infantil : Músicapt_BR
dc.subjectChildren’s formative projecten
dc.subjectMúsicapt_BR
dc.subjectModes of mediating relationships with musicen
dc.titleRelações com música em um projeto formativo de crianças : um estudo com profissionais de uma escola municipal de educação infantil em Porto Alegrept_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001116305pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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