Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Ana Celina Figueira dapt_BR
dc.contributor.authorSimoni Neto, João Máximopt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T03:41:45Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212500pt_BR
dc.description.abstractO intuito deste trabalho foi a identificação de um possível acervo pictórico de caráter museológico sob salvaguarda do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, e constatada esta realidade, efetuar um arrolamento destas obras, utilizando embasamento teórico de autores com afinidade ao tema, tais como Krzysztof Pomian, Zbynék Stránsky, François Mairesse e André Desvallées, isto no parâmetro de acervo pictórico e caracterização tipológica. Assim como Ulpiano Bezerra de Menezes, Mario de Souza Chagas, Letícia Squeff e Johana W. Simit, no âmbito da abordagem de transposição de obra de arte para arte-documento, enfatizando a necessidade de catalogação e pesquisa museológica para a compreensão intrínseca de uma obra de arte. A partir destas definições, passou-se para o contexto histórico, onde é enfatizado que os procedimentos são diferenciados em função do decorrer do tempo. Concluiu que não só existe a ocorrência de objetos pictóricos sob a custódia do IHGRGS, como também na importância destas obras e na simbiose entre os institutos históricos e os museus.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this work was the identification of a possible pictorial collection of museological character under the protection of the Historical and Geographic Institute of Rio Grande do Sul, and verified this reality. make a list of these works, using the theoretical basis of authors with affinity to the theme, such as Krzysztof Pomian, Zbynék Stránsky, François Mairesse, and André Desvallées, this in the parameter of pictorial collection and typological characterization. As Ulpiano Bezerra de Menezes, Mario de Souza Chagas, Leticia Squeff and Johana W. Simit, in the approach of transposition of work from art to document art, emphasizing the need for cataloging and museum research for the intrinsic understanding of a work of art. From these definitions, we moved to the historical context, where it is emphasized that the procedures are differentiated as a function of time. It was concluded, therefore, that not only does pictorial objects occur in the custody of the IHGRGS, but also in the importance of these works and in the symbiosis between historical institutes and museums.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRio Grande do Sul Historical and Geographic Institute (IHGRGS)en
dc.subjectAcervo museológicopt_BR
dc.subjectHistorical and Geographic Institute of the Province of São Pedro (IHGPSP)en
dc.subjectBrazilian Historical and Geographic Institute (IHGB)en
dc.subjectPictorial Collectionen
dc.titleInstituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul e seu acervo pictórico: um desafio museológicopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coFaria, Ana Carolina Gelmini dept_BR
dc.identifier.nrb001116221pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationMuseologia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples