Desromantizando a maternidade : o compartilhamento de informações no canal HelMother
Fecha
2019Autor
Co-director
Nivel académico
Grado
Tipo
Materia
Resumo
Estudo que analisa a percepção sobre a maternidade por parte dos usuários das informações compartilhadas no vídeo “Por que desromantizar a maternidade?”, do canal HelMother. Apresenta o compartilhamento de informação como uma prática informacional e traz o espaço de manifestação do fenômeno. Discute humanidades digitais como viés interpretativo do fenômeno e o feminismo negro como viés interpretativo para as categorias propostas. Propõe as seguintes categorias: Carreira (CAR), Academia (ACA), E ...
Estudo que analisa a percepção sobre a maternidade por parte dos usuários das informações compartilhadas no vídeo “Por que desromantizar a maternidade?”, do canal HelMother. Apresenta o compartilhamento de informação como uma prática informacional e traz o espaço de manifestação do fenômeno. Discute humanidades digitais como viés interpretativo do fenômeno e o feminismo negro como viés interpretativo para as categorias propostas. Propõe as seguintes categorias: Carreira (CAR), Academia (ACA), Elogio (ELO), Sororidade (SOR), Privilégio paterno (PPT), Tratamento às mães (TRM), Doenças psíquicas (PSC), Feminismo (FEM), Papel social da mulher (PSM), Criação libertária (LIB), Racismo (RAC), Maternidade solo (MSL), Machismo (MAC), LGBT+ (GLS), Método contraceptivo (CNT), Aborto (ABO), Rede de apoio (RED), Estético (EST), Indagação/confronto ao assunto debatido no vídeo (IND), Negação da maternidade (NEG), Aceitação da maternidade (ACE), Filhos especiais (ESP), Não mãe (NMA), Mudança de percepção (MPE) e Violência (VLC). Conceitua tais categorias e as identifica qualitativamente através da apresentação dos resultados das análises de 411 comentários. Identifica a predominância da categoria “Sororidade (SOR)” nas postagens. Conclui que o compartilhamento das informações no canal possibilita que as vivências e demandas das mães sejam ouvidas, tornando-o um espaço de acolhimento, visto que mulheres se reconhecem nas informações compartilhadas. ...
Abstract
This study analyzes users' perceptions of motherhood on the information shared in the video “Why de-romanticize motherhood?”, by HelMother. It presents the sharing of information as an informational practice and brings the space of manifestation of the phenomenon. It discusses digital humanities as interpretative bias of the phenomenon and black feminism as interpretative bias for the proposed categories. Proposes the categories: Career (CAR), Academy (ACA), Compliment (ELO), Sisterhood (SOR), ...
This study analyzes users' perceptions of motherhood on the information shared in the video “Why de-romanticize motherhood?”, by HelMother. It presents the sharing of information as an informational practice and brings the space of manifestation of the phenomenon. It discusses digital humanities as interpretative bias of the phenomenon and black feminism as interpretative bias for the proposed categories. Proposes the categories: Career (CAR), Academy (ACA), Compliment (ELO), Sisterhood (SOR), Paternal Privilege (PPT), Treatment for Mothers (TRM), Psychic Diseases (PSC), Feminism (FEM), Women's Social Role (PSM), Libertarian Child Care (LIB), Racism (RAC), Solo Maternity (MSL), Male Chauvinist (MAC), LGBT + (GLS), Contraceptive Methods (CNT), Abortion (ABO), Support Network (RED), Aesthetics (EST), Inquiry/Confrontation to the subject discussed in the video (IND), Maternity Denial (NEG), Maternity Acceptance (ACE), Disabled Children (ESP), Non-Mother (NMA), Perception Change (MPE) and Violence (VLC). It conceptualizes these categories and identifies them qualitatively by presenting the analysis results of 411 comments. Identifies the predominance of the “Sorority (SOR)” category in posts. It concludes that sharing information on the channel enables mothers' experiences and demands to be heard, making it a welcoming space, as women recognize themselves in the shared information. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37364)Tesinas Biblioteconomía (811)
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