Show simple item record

dc.contributor.advisorMartins, Ana Taispt_BR
dc.contributor.authorDe Carli, Anelise Angelipt_BR
dc.date.accessioned2020-07-29T03:41:36Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/212485pt_BR
dc.description.abstractConsiderando o contexto da civilização da imagem, da sociedade midiatizada e da tecnocultura visual, esta tese tem por objetivo compreender como se dá a produção de sentido a partir da imagem, considerando-a protagonista das comunicações contemporâneas. Percebe-se que o termo imagem tem sido tomado como sinônimo de imagem técnica visual, apagando os potenciais epistemológicos da primeira. A discussão apresentada está posicionada no campo da filosofia da imagem e da teoria da comunicação. A análise propõe a imagem como episteme para pensar a prática comunicativa, entrelaçando duas perspectivas como o imaginário antropológico e a fenomenologia de percepção. Propõe-se pensar as comunicações como um pensamento por imagem, através da compreensão de que há uma terceira via que coadunaria aspectos do pensamento dualista e monista.pt_BR
dc.description.abstractConsidering the current civilization of images, the mediatized society and the visual technoculture, this research focus on how the production of meaning occurs, considering images as the protagonist of contemporary communications. It is noticed that the term image has been taken as a synonym for technical visual image, erasing the epistemological potentials of the former one. Our discussion belongs to the fields of study of Philosophy of Image and Communication Theory. This analysis proposes to take image as an episteme to communicative practices, intertwining two perspectives such as the anthropological imaginary and the phenomenology of perception. We propose to take communications as a thought by image, an alternative third way that combines aspects of dualistic and monistic thinking.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultura visualpt_BR
dc.subjectImageen
dc.subjectImaginaryen
dc.subjectTeoria da imagempt_BR
dc.subjectImagináriopt_BR
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectVisual cutureen
dc.subjectSociedade contemporâneapt_BR
dc.subjectPhilosohy of imageen
dc.subjectFilosofia da imagempt_BR
dc.subjectTheory of imageen
dc.titleEntre o visível e o sentido : a comunicação como um pensamento por imagempt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001116105pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record